Blogs
MPAL recomenda que prefeita de Delmiro Gouveia adote medidas para controle de animais nas ruas

Diante do aumento do número de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade e dos riscos que essa situação representa à saúde pública, à segurança e ao meio ambiente, o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 1ª Promotoria de Justiça, emitiu uma Recomendação oficial à prefeita Ziane Costa e às secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. O documento estabelece prazos para o início de uma política efetiva de controle e proteção animal.
O promotor de Justiça Dênis Guimarães, responsável pela medida, destaca que o município tem a obrigação legal de adotar medidas que assegurem o controle de zoonoses e garantam uma convivência harmônica entre a população e os animais. A Recomendação decorre do Procedimento Administrativo nº 09.2022.00000606-5 e é baseada em diversas denúncias que apontam a ausência de políticas públicas eficazes para lidar com o problema.
“Estamos diante de um quadro de maus-tratos e abandono que expõe a população a riscos sérios de saúde, como o contato com fezes e urina em vias públicas, e também de segurança, devido a ataques ou acidentes provocados por esses animais. Além disso, é uma questão de respeito à dignidade animal e à saúde ambiental do município”, pontuou o promotor.
De acordo com a Recomendação, a Prefeitura tem 30 dias para realizar um levantamento estimativo da população de cães e gatos em situação de rua ou abandono. Em até 60 dias, deve apresentar um projeto de Política Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal.
Entre as medidas sugeridas pelo MPAL estão: Criação de um programa permanente de castração e identificação dos animais por microchipagem ou coleiras com dados do tutor; Estruturação de um Centro de Acolhimento Temporário ou formalização de parcerias com ONGs e clínicas veterinárias para cuidados e adoção; Realização de campanhas educativas sobre guarda responsável e combate aos maus-tratos; Inclusão de recursos específicos nas peças orçamentárias do município (LOA e LDO) para financiar as ações de proteção animal.
O MPAL também recomenda que o município inclua em seu calendário oficial o "Dezembro Verde", campanha nacional de conscientização contra o abandono de animais. A proposta é realizar ações em escolas, feiras livres e locais de grande fluxo, aliadas a fiscalizações intensificadas em áreas de descarte de lixo, entorno de cemitérios e entradas da zona rural, onde há maior incidência de abandono.
A Promotoria ainda destaca a importância de se informar a população rural sobre os riscos e punições legais da soltura de animais de grande porte em vias públicas, prática comum que pode levar a acidentes fatais.
A preocupação com os animais de grande porte soltos nas estradas é reforçada por acidentes recentes. Na semana passada, um motorista que trafegava pela BR-423, a caminho de Delmiro Gouveia, colidiu com bezerros que atravessavam a pista, resultando na morte dos animais e, por pouco, não ferindo o condutor. Outro caso grave ocorreu em agosto de 2024, quando um carro colidiu com um animal na AL-220, em Batalha, deixando seis pessoas feridas.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Governo de Alagoas decreta situação de emergência em seis municípios

Cinco pessoas são presas por tráfico de drogas durante operação no Sertão alagoano

Corpo encontrado na Lagoa Mundaú pode ser de jovem desaparecido desde o dia 12, diz Polícia Civil

Arapiraca enfrenta estoque baixo e intensifica campanha de doação de leite materno
