Hospital de Emergência do Agreste passa a contar com tomógrafo com Inteligência Artificial
Equipado com recursos avançados, incluindo Inteligência Artificial (IA), maior precisão nas imagens e mecanismos que contribuem para reduzir a exposição do paciente à radiação, o novo tomógrafo instalado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, já demonstra impacto na rotina assistencial. A tecnologia tem permitido exames mais rápidos, maior conforto ao paciente e apoio mais eficiente às decisões médicas.
Para dominar toda a tecnologia que o equipamento oferece, os profissionais do Serviço de Radiologia do HEA participaram de um treinamento operacional, conduzido pela biomédica Marina Fernanda, especialista em tomografia computadorizada, que esteve no hospital a serviço da empresa Philips, responsável pela tecnologia. A capacitação ocorreu sem interrupção do atendimento para preparar as equipes na utilização de forma segura e eficiente de todos os recursos do equipamento, que teve sua origem na Holanda.
Segundo Marina Fernanda, o treinamento envolveu desde procedimentos básicos até o uso de ferramentas mais avançadas, como a inteligência artificial incorporada ao sistema. “É uma atualização necessária após a troca do equipamento. Trabalhamos desde a operação inicial até boas práticas de posicionamento e uso da tecnologia, que facilita o dia a dia, melhora o fluxo do hospital e contribui para a segurança do paciente”, explicou.
Ela destacou, ainda, que a formação acontece em etapas e seguirá ao longo do tempo. “Esse é o início do processo. Permanecemos acompanhando a rotina, esclarecendo dúvidas e, posteriormente, realizaremos novos treinamentos mais avançados”, afirmou Marina Fernanda.
O público-alvo da capacitação inclui técnicos em Radiologia e profissionais de Enfermagem. “A participação tem sido intensa. Eles demonstram empenho em compreender o funcionamento do equipamento e estão sempre atentos ao impacto disso no cuidado com os pacientes. Esse interesse é fundamental para que consigam extrair o melhor da tecnologia”, acrescentou a biomédica e facilitadora do treinamento.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou que a qualificação das equipes acompanha a incorporação da tecnologia. “A presença desse equipamento exige que os profissionais estejam alinhados aos protocolos e às possibilidades que ele oferece. O treinamento assegura o uso adequado, preserva o funcionamento do aparelho e amplia o suporte aos médicos no diagnóstico, refletindo diretamente na assistência aos pacientes”, destacou.
Com 12 anos de atuação no hospital, o tecnólogo em Radiologia, José Ricardo, avaliou a atualização como um avanço. “A incorporação dessa tecnologia contribui diretamente para o diagnóstico. O treinamento permite que a equipe utilize melhor os recursos disponíveis e acompanhe essa evolução”, disse.
A coordenadora do Serviço de Radiologia, Patrícia Oliveira, ressaltou que a capacitação ocorre de forma integrada à rotina do hospital. “Os profissionais estão sendo atualizados quanto aos protocolos e às funcionalidades do equipamento. Isso contribui para um uso mais seguro, preserva a estrutura tecnológica e amplia o suporte aos médicos e aos pacientes”, enfatizou.
Últimas Notícias
Suspeito de sequestrar e matar jovem em Maravilha é preso em Pernambuco
Força-tarefa promete liberar Centro Histórico e AL-225, em Piranhas, até sexta-feira
Chuvas intensas colocam Sertão, Agreste e Zona da Mata sob alerta vermelho até quarta-feira, 04
Hospital de Emergência do Agreste passa a contar com tomógrafo com Inteligência Artificial
O desafio em proteger as cidades
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

