Extradição de Carla Zambelli entra na fase final e decisão da Justiça italiana pode sair até próxima quarta-feira
A Justiça da Itália tem até a próxima quarta-feira, 18, para decidir sobre o pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. O julgamento foi conduzido pela Corte de Apelação de Roma e teve sua fase de análise encerrada nesta semana, deixando o caso em etapa final de deliberação.
Durante a sessão, os magistrados ouviram a defesa da ex-parlamentar e também o advogado designado pela Advocacia-Geral da União, Alessandro Gentiloni. A Corte poderá autorizar a extradição, rejeitar o pedido ou ainda solicitar novos documentos antes de apresentar a decisão definitiva.
Aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro, Zambelli está detida desde julho de 2025 na penitenciária feminina de Rebibbia, localizada em Roma. A prisão ocorreu após solicitação do governo brasileiro, em razão de condenações já transitadas em julgado no Brasil.
O pedido brasileiro se baseia em condenações relacionadas à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça e a crimes envolvendo porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. No Brasil, a ex-deputada foi condenada a 10 anos e 8 meses de prisão como autora intelectual do ataque hacker ao sistema do CNJ, além de 5 anos e 3 meses por perseguir um homem armado pouco antes das eleições de 2022.
A defesa de Zambelli afirmou que recorrerá à Corte Suprema di Cassazione caso a extradição seja autorizada. Ainda de acordo com os advogados, um promotor italiano indicou que o Ministério Público também pretende recorrer se o pedido for negado. Nos bastidores, juristas avaliam que há pouca expectativa de rejeição da extradição.
O processo teve início na análise da Corte italiana em sessão realizada na quarta-feira, 11, após quatro adiamentos. Na última terça-feira, 10, a mesma Corte italiana também negou o pedido da defesa para substituição dos juízes responsáveis pelo caso, após alegações de suposta parcialidade dos magistrados.
Últimas Notícias
Suspeitos de violência e crimes, 24 integrantes de torcidas organizadas são proibidos pela justiça de frequentar estádios em Alagoas
Prefeitura de Penedo inaugura praça e santuário no Conjunto Nilo Menezes
Polícia identifica cinco suspeitos por morte de jovem no Jacintinho; crime pode ter sido cometido por engano
Extradição de Carla Zambelli entra na fase final e decisão da Justiça italiana pode sair até próxima quarta-feira
Após pressão, Dias Toffoli deixa a relatoria de investigação sobre o Banco Master e novo relator é definido
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

