Daniel Barbosa e Renan Filho conhecem produção de vagões para o VLT de Arapiraca; maior obra de mobilidade da história da cidade

Por Redação 29/01/2026 17h05 - Atualizado em 29/01/2026 17h05
Por Redação 29/01/2026 17h05 Atualizado em 29/01/2026 17h05
Daniel Barbosa e Renan Filho conhecem produção de vagões para o VLT de Arapiraca; maior obra de mobilidade da história da cidade
Renan Filho e Daniel Barbosa acompanham fabricação de vagões de VLT - Foto: Cortesia ao Já É Notícia

 deputado federal Daniel Barbosa (PP) e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), comemoraram mais um passo decisivo para transformar a mobilidade urbana de Arapiraca, com a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), um dos maiores projetos estruturantes já anunciados para o Agreste alagoano.

Nesta quinta-feira, 29, os dois estiveram em Caxias do Sul (RS), onde acompanharam de perto a produção dos vagões na fábrica da Marco Polo, responsável pela fabricação dos comboios que irão operar no sistema ferroviário da cidade.

Com investimento aproximado de R$ 500 milhões, o projeto contempla toda a infraestrutura e os trens que serão transportados do Rio Grande do Sul para Arapiraca e Campina Grande. Segundo Renan Filho, os vagões destinados ao Agreste alagoano já estão em produção e a previsão de entrega é de até um ano.

O VLT de Arapiraca ligará a Estação João Paulo II à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com 13 quilômetros de extensão, sendo 9 km em ferrovia existente revitalizada e 4 km de via nova. O sistema contará com três comboios, cada um formado por dois vagões, garantindo maior capacidade de transporte, integração urbana e eficiência operacional.

A implantação do VLT é resultado da parceria entre a União, a Prefeitura de Arapiraca e o Governo de Alagoas, articulada politicamente por lideranças como Daniel Barbosa e Renan Filho. Durante a visita à fábrica, o ministro apresentou os avanços do projeto.

Para Daniel Barbosa, o momento simboliza a concretização de um sonho antigo da população. “Esse é um sonho antigo que agora se torna realidade, graças ao trabalho e à articulação que permitiram viabilizar o projeto”, afirmou o parlamentar.

Renan Filho também ressaltou o alcance social e urbano da obra, classificando o investimento como estratégico para o desenvolvimento regional. “Vamos ter no Agreste alagoano um transporte eficiente que garanta a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, declarou o ministro.

Assista: