Prévias carnavalescas movimentam finais de semana em Penedo

Por Assessoria 29/01/2026 17h05
Por Assessoria 29/01/2026 17h05
Prévias carnavalescas movimentam finais de semana em Penedo
Prévias carnavalescas movimentam finais de semana em Penedo - Foto: Assessoria

Já é carnaval em Penedo. Moradores e visitantes brincam a folia momesca a cada final de semana, no passo do frevo das orquestras que fazem a festa pelas ruas da Cidade Criativa da Unesco.

Quem se organizou e comprovou colocar seu bloco na rua teve a oportunidade de participar do edital de premiação lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ),

A animação antecipada reserva para a noite desta quinta-feira, 29, a alegria do bloco O Molinho. Em seu 18º desfile, a brincadeira começa no bairro Nossa Senhora de Fátima, popular Coréia, sendo a concentração ao lado da Escola Rotary, a partir das 19 horas.

Na noite desta sexta-feira, 30, o bloco Vassourinhas coloca a sexagenária Boneca Raquel nas ruas do Centro Histórico para liderar a trupe de bonecos gigantes que caracterizam os carnavais pendenses.

Os organizadores do Vassourinhas informam que a orquestra de Traipú-AL sairá às 19 horas da Praça Jácome Calheiros (ao lado do Colégio Imaculada), com oito bonecos gigantes, em direção à Praça da Santa Cruz, onde acontece o encontro com a Boneca Raquel.

No sábado, 31, acontece o 16º desfile do Ovo da Madrugada, agremiação inspirada no famoso Galo da Madrugada puxada por orquestras de frevo. O encontro dos foliões é na Praça Jácome Calheiros ainda de manhã, com desfile iniciando por volta do meio-dia.

O cortejo segue até a orla ribeirinha, faz uma pausa na Praça 12 de Abril no meio da tarde para descanso e alimentação dos músicos, mas a folia não para. Do palco, uma orquestra afinada em temas carnavalescos mantém a animação em alta, até a ordem para retorno do bloco ao seu ponto de partida, encerrando a festa com o pôr do sol.

No domingo, 1º dia de fevereiro, o mês do carnaval começa com a Lavagem do Bonfim. O ritual afro no Oiteiro, bairro remanescente quilombola, é o ponto de partida da festa prevista para começar às 15 horas.

Ao som dos atabaques, as baianas abrem os caminhos em frente da Igreja do Senhor do Bonfim e seguem em direção ao Cristo do Oiteiro, retornado até a praça principal do bairro. Batucadas, orquestras e muita alegria também são parte do evento que termina às 21 horas.

E as prévias continuam fazendo o carnaval em Penedo, com destaque para o BH Folia no dia 08 de fevereiro, no Beco do Hospital (Rua Dr. Carlos Martins). Os organizadores fazem a festa com tema Cassino do Chacrinha em 2026, ano que também é marcado pela instituição de uma companhia de passistas de frevo pela agremiação.

E na sexta-feira, 13, acontece a Lavagem do Rosário em Penedo, uma realização da SEMCLEJ que já é um marco da festa mais democrática do país na cidade que respira cultura, alegria e carnaval.