Teleatendimento 190 supera 149 mil chamadas ao longo do ano de 2025

Por Redação com Agência Alagoas 22/01/2026 18h06
Por Redação com Agência Alagoas 22/01/2026 18h06
Teleatendimento 190 supera 149 mil chamadas ao longo do ano de 2025
Teleatendentes em serviço na Central 190 - Foto: Ascom Seprev

O Serviço Teleatendimento 190, principal canal de comunicação entre a população e o sistema de Segurança Pública de Alagoas, registrou 149.787 atendimentos ao longo de 2025, de acordo com relatório consolidado pela Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev). O balanço revela as principais demandas da sociedade, sendo um serviço estratégico na proteção das pessoas. O 190 é desenvolvido em conjunto pela Seprev e Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Dentre os atendimentos recebidos, perturbação do sossego/tranquilidade liderou as ocorrências, com 19.278 chamadas; seguida por denúncias relativas à Lei Maria da Penha, com 3.641 registros; roubo/furto com 1.385 chamadas; e 3.745 trotes, que continuam sendo um dos grandes desafios operacionais do serviço.

Desde julho de 2021, o Teleatendimento 190 passou a ser operado com colaboradores especialmente capacitados dentro da estrutura do Ronda no Bairro, programa que visa ampliar ações de segurança comunitária e integradas. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com equipes de teleatendentes treinados para acolher, orientar e direcionar as ocorrências às diversas forças de segurança dentro de suas áreas de atuação.

Trotes

Chamadas indevidas, conhecidas como trotes, ocupam linhas e podem atrasar o atendimento de emergências reais, além de mobilizar equipes e guarnições de forma desnecessária. Os trotes estão tipificados no Código Penal como comunicação falsa que pode resultar em penalidades, incluindo multa e detenção.

De acordo com o coordenador do Teleatendimento 190, Tenente J. Edson, é preciso conscientizar a população, sobretudo, crianças, adolescentes e seus responsáveis, sobre o uso adequado do 190, lembrando que o canal deve ser acionado apenas para situações reais de urgência e emergência, em que há risco imediato à vida, à integridade física ou ao patrimônio. A maior quantidade de trotes acontece durante os períodos de férias escolares, quando crianças e adolescentes ficam em casa com poucas atividades que ocupam o tempo ocioso maior.

“Além disso, idosos que vivem sozinhos também tendem a ligar para a central, muitas vezes para conversar ou, simplesmente, desabafar”, relata J. Edson.

“O volume de chamadas recebidas ao longo de 2025 mostra que a população confia no Teleatendimento 190 e reconhece o serviço como um canal seguro e acessível para pedir ajuda. Ao mesmo tempo, é fundamental reforçar a responsabilidade no uso desse número, porque cada trote pode atrasar o atendimento de uma ocorrência real e colocar vidas em risco. Usar o 190 com consciência é também uma forma de cuidar do outro”, afirmou Ricardo Dória, secretário de Estado da Prevenção à Violência.

O Ronda no Bairro, vinculado à Seprev, atua não apenas no atendimento emergencial, mas também na aproximação com a comunidade, combinando policiamento de proximidade, abordagem social e articulação com redes de atenção, consolidando uma atuação preventiva e humanizada.