Teleatendimento 190 supera 149 mil chamadas ao longo do ano de 2025
O Serviço Teleatendimento 190, principal canal de comunicação entre a população e o sistema de Segurança Pública de Alagoas, registrou 149.787 atendimentos ao longo de 2025, de acordo com relatório consolidado pela Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev). O balanço revela as principais demandas da sociedade, sendo um serviço estratégico na proteção das pessoas. O 190 é desenvolvido em conjunto pela Seprev e Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Dentre os atendimentos recebidos, perturbação do sossego/tranquilidade liderou as ocorrências, com 19.278 chamadas; seguida por denúncias relativas à Lei Maria da Penha, com 3.641 registros; roubo/furto com 1.385 chamadas; e 3.745 trotes, que continuam sendo um dos grandes desafios operacionais do serviço.
Desde julho de 2021, o Teleatendimento 190 passou a ser operado com colaboradores especialmente capacitados dentro da estrutura do Ronda no Bairro, programa que visa ampliar ações de segurança comunitária e integradas. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com equipes de teleatendentes treinados para acolher, orientar e direcionar as ocorrências às diversas forças de segurança dentro de suas áreas de atuação.
Trotes
Chamadas indevidas, conhecidas como trotes, ocupam linhas e podem atrasar o atendimento de emergências reais, além de mobilizar equipes e guarnições de forma desnecessária. Os trotes estão tipificados no Código Penal como comunicação falsa que pode resultar em penalidades, incluindo multa e detenção.
De acordo com o coordenador do Teleatendimento 190, Tenente J. Edson, é preciso conscientizar a população, sobretudo, crianças, adolescentes e seus responsáveis, sobre o uso adequado do 190, lembrando que o canal deve ser acionado apenas para situações reais de urgência e emergência, em que há risco imediato à vida, à integridade física ou ao patrimônio. A maior quantidade de trotes acontece durante os períodos de férias escolares, quando crianças e adolescentes ficam em casa com poucas atividades que ocupam o tempo ocioso maior.
“Além disso, idosos que vivem sozinhos também tendem a ligar para a central, muitas vezes para conversar ou, simplesmente, desabafar”, relata J. Edson.
“O volume de chamadas recebidas ao longo de 2025 mostra que a população confia no Teleatendimento 190 e reconhece o serviço como um canal seguro e acessível para pedir ajuda. Ao mesmo tempo, é fundamental reforçar a responsabilidade no uso desse número, porque cada trote pode atrasar o atendimento de uma ocorrência real e colocar vidas em risco. Usar o 190 com consciência é também uma forma de cuidar do outro”, afirmou Ricardo Dória, secretário de Estado da Prevenção à Violência.
O Ronda no Bairro, vinculado à Seprev, atua não apenas no atendimento emergencial, mas também na aproximação com a comunidade, combinando policiamento de proximidade, abordagem social e articulação com redes de atenção, consolidando uma atuação preventiva e humanizada.
Últimas Notícias
Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso
Tarcísio reforça candidatura à reeleição em São Paulo e visita Bolsonaro na quinta (29)
Águia confirma falecimento de Ronan Tyezer, técnico do sub-20
Torcida do Alianza Lima agride Guerrero e Advíncula, diz imprensa do país
IMA/AL e Sesau alertam: tatupeba pode transmitir a hanseníase
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

