Moradores denunciam mortes e desaparecimento de animais com suspeita de envenenamento em condomínio de Maceió

Por Redação com agências 13/01/2026 13h01
Por Redação com agências 13/01/2026 13h01
Moradores denunciam mortes e desaparecimento de animais com suspeita de envenenamento em condomínio de Maceió
Animais envenenados em Maceió - Foto: TV Pajuçara



Moradores de um condomínio localizado no bairro Petrópolis, na parte alta de Maceió, relatam viver sob constante apreensão diante de uma série de mortes e desaparecimentos de animais domésticos, especialmente gatos. Há fortes indícios de envenenamento.

O episódio mais recente ocorreu no dia 23 de dezembro, quando uma moradora perdeu dois gatos. Desde setembro, ao menos 13 gatos e um cachorro morreram na região. Segundo relatos, os animais apresentaram sintomas típicos de intoxicação e, em diversas situações, moradores encontraram restos de carne misturados com “chumbinho” espalhados pelo bairro.

Uma das moradoras atingidas afirmou que registrou boletim de ocorrência, procurou a Polícia Civil e cobra providências, já que os casos continuam sendo registrados e outros animais seguem desaparecidos.

A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) informou que abriu inquérito para investigar as mortes. De acordo com o delegado Roberval Davino, da Delegacia de Crimes Ambientais, a apuração teve início após o registro formal da ocorrência.

“Tomamos conhecimento do caso por meio do boletim e, posteriormente, das imagens. Com isso, instauramos o inquérito. Uma pessoa já foi ouvida. Esse tipo de crime infelizmente ocorre em diversos condomínios, temos vários inquéritos em andamento, alguns já com responsabilização, e este também será esclarecido”, declarou o delegado.

Maus-tratos contra animais é crime e prevê pena de dois a cinco anos de reclusão. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada de um sexto até um terço, além da aplicação de multa.