Operação apreende cartas e materiais ilícitos no Presidio do Agreste
Uma operação integrada realizada nesse sábado (10), no Presídio do Agreste, intensificou o enfrentamento às comunicações ilícitas entre pessoas privadas de liberdade e o meio externo. A ação foi conduzida de forma conjunta pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) e pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris), com atuação coordenada da Polícia Militar e da Polícia Penal.
A intervenção ocorreu simultaneamente nas áreas interna e externa da unidade prisional. No interior do presídio, as equipes realizaram varreduras em módulos específicos com foco no combate à troca de bilhetes manuscritos utilizados para a transmissão de informações de forma irregular. As ações foram coordenadas pela direção da unidade, com emprego do efetivo interno e do Grupo Tático de Intervenção (GTI) da Polícia Penal do Agreste.
De forma paralela, na área externa, forças de segurança realizaram abordagens a pessoas e veículos que deixavam o entorno do presídio, incluindo ônibus e vans. Essa etapa da operação foi coordenada pela Diretoria de Inteligência da Polícia Militar (DINT/PMAL), com apoio das guarnições do Comando de Policiamento da Região Agreste (CPRA), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), 7ª Companhia de Polícia Militar Independente (7ª CPM/I) e 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM).
Durante as fiscalizações, foram apreendidas diversas cartas e outros materiais ilícitos, alguns deles descartados de forma suspeita durante as abordagens.
Segundo as forças envolvidas, a operação atingiu plenamente os objetivos propostos, com volume significativo de informações e dados coletados, consolidando as investigações e o aprimoramento das estratégias de controle e segurança no sistema prisional.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, a integração entre as forças é fundamental para enfraquecer a atuação de organizações criminosas.
“Essa é uma ação estratégica, que atua de forma preventiva e repressiva, impedindo que lideranças criminosas continuem se comunicando com o meio externo. A integração entre a Segurança Pública e a Ressocialização é essencial para garantir ordem, inteligência e resultados efetivos”, destacou.
O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, ressaltou o trabalho conjunto dentro das unidades prisionais.
“O rigor administrativo, aliado ao apoio das forças de segurança, é decisivo para manter a disciplina, a segurança e a legalidade no sistema prisional. Operações como essa reiteram a atuação do Estado na manutenção da ordem e na interrupção das comunicações ilícitas”, afirmou”, afirmou.
As ações integradas seguem como parte do planejamento contínuo do Estado para coibir a atuação de organizações criminosas e ampliar a segurança dentro e fora das unidades prisionais.
Últimas Notícias
Antes de show no Verão Massayó 2026, João Gomes se emociona ao receber camisa que Kara Veia usou em gravação de DVD
Mulher morre afogada na Praia do Francês, em Marechal Deodoro
Morre atriz Titina Medeiros, que fez a personagem 'Socorro' na novela Cheias de Charme da Rede Globo
Prefeitura de Penedo transmite ao vivo a procissão terrestre, fluvial e a missa de encerramento do Bom Jesus 2026

