Vereadores por Maceió usam a dor de famílias de pacientes com TEA para propagar desinformação
O encerramento dos contratos entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e as instituições que prestam serviços de Equoterapia, para o tratamento de crianças e adolescentes com deficiência em Alagoas, foi transformado em um espetáculo de oportunismo político por vereadores de Maceió nesta quarta-feira (10).
Enquanto a Sesau age com responsabilidade, justificando a interrupção pela necessidade de atualização de contratos defasados — uma medida técnica crucial para garantir a qualidade do serviço —, os vereadores David Empregos e Caio Bebeto foram flagrados em uma postura que beira o abuso. Eles exploraram a fragilidade e a dor das famílias para propagar informações distorcidas e desqualificar a atuação do Estado.
Um vídeo divulgado nas redes sociais é utilizado pelos parlamentares para criar uma narrativa de descaso absoluto e inação da Sesau. Essa abordagem sensacionalista contradiz diretamente o posicionamento oficial do órgão estadual, que em Nota de Esclarecimento (leia na íntegra no final da matéria), detalhou que o encerramento dos contratos se deu estritamente devido à defasagem de prazos de vigência e à urgência de adequar os serviços a novos preços e normativos técnicos, conforme exigências do Ministério da Saúde e da Associação Nacional de Equoterapia.
A Sesau esclareceu que o compromisso com os pacientes é prioritário e nunca deixou de atender as famílias e as entidades que propõem diálogo, sempre com transparência e assistência.
Um novo procedimento de contratação (credenciamento) já está em tramitação, com edital minutado e aprovado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O objetivo é garantir um serviço de qualidade superior e totalmente em consonância com as exigências atuais. A Secretaria também se comprometeu a quitar o passivo financeiro com as associações prestadoras de serviço pelos contratos encerrados.
A manipulação da informação por parte dos vereadores, ao ignorar o esforço da Sesau pela modernização e regularização, é uma tática puramente política. Ela desconsidera o impacto da desinformação em um momento de alta sensibilidade para as famílias que dependem do tratamento.
O desrespeito em pleno exercício
O comportamento dos parlamentares na ocasião revelou uma falta de consideração e respeito alarmante. Também no vídeo foi registrado o lamentável episódio em que um colaborador da Sesau é tratado com afronta, e a falta de respeito para com ele e as demais pessoas presentes é evidente.
Ao transformarem um ato de reivindicação legítima das famílias em um palco político, os vereadores desviam o foco da causa real — a retomada e melhoria da equoterapia — e demonstram uma alarmante falta de consideração cívica.
O uso da vulnerabilidade das mães atípicas, que lutam bravamente pelo desenvolvimento de seus filhos, para propagar inverdades sobre a atuação da Sesau e desqualificar o trabalho em curso, levanta sérias questões sobre a ética e a verdadeira prioridade dos representantes públicos.
Leia a Nota de Esclarecimento sobre o encerramento dos contratos com clínicas de Equoterapia:
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que o encerramento dos contratos com as associações que prestam serviços de Equoterapia, de assistência às crianças em processo de reabilitação no estado, se deu em virtude da defasagem dos contratos , cujos prazos de vigência, em sua maioria, venceram recentemente.
Esses contratos eram decorrentes de um processo licitatório com base de preço e normativos técnicos considerados desatualizados pelo Ministério da Saúde e pela Associação Nacional de Equoterapia, o que exigiu a delimitação de novas diretrizes.
Diante dessa realidade, a Sesau considerou de suma importância e necessidade abrir um novo procedimento de contratação, totalmente atualizado em relação a essas exigências de cumprimento, visando um melhor atendimento aos pacientes. O procedimento já foi aberto e está em tramitação, com o edital já minutado e aprovado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Esse novo credenciamento poderá ter a participação de todas as entidades interessadas, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital.
Por fim, a Sesau reforça que está trabalhando em um cronograma para quitar o passivo financeiro em débito com as associações referentes aos serviços prestados sob os contratos encerrados, honrando seu compromisso com as entidades.
Últimas Notícias
Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental
Defesa pede autorização para Bolsonaro deixar prisão e fazer cirurgia
Vereadores por Maceió usam a dor de famílias de pacientes com TEA para propagar desinformação
Homem de 76 anos é atropelado na AL-220, em Craíbas, e motorista foge sem prestar socorro
Comissão da Câmara aprova perda de mandato de Carla Zambelli com ajuda do centrão
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Sandubaria Escritório reabre suas portas na Avenida Ceci Cunha

