Pão de Açúcar registra maior temperatura do Brasil e Semarh emite alerta por baixa umidade

Por Redação 25/11/2025 21h09
Por Redação 25/11/2025 21h09
Pão de Açúcar registra maior temperatura do Brasil e Semarh emite alerta por baixa umidade
Pão de Açúcar, em Alagoas - Foto: Reprodução

A cidade de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, voltou a liderar o ranking das temperaturas mais altas do Brasil. Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 25, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município registrou 39,3ºC, mantendo a marca de maior calor do país pelo segundo dia consecutivo.

O Inmet informou que o pico foi alcançado por volta das 15h. Além de Pão de Açúcar, as cidades de Picos (PI), Bacabal (MA) e Valença do Piauí (PI) completaram a lista dos quatro municípios mais quentes do território nacional, reforçando a onda de calor que atinge boa parte do Nordeste.

Na segunda-feira, 24, Pão de Açúcar já havia registrado a maior temperatura do país, chegando a 38,5ºC e sinalizando a continuidade das altas temperaturas na região.

Diante do cenário, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) colocou em estado de atenção as regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste, devido à previsão de baixa umidade relativa do ar. O alerta segue válido até a próxima quinta-feira (27).

Segundo a Semarh, análises recentes dos modelos numéricos indicam que a umidade pode cair abaixo de 30% em vários períodos do dia. A redução começou a ser registrada ainda na tarde de segunda-feira, 24, e deve persistir ao longo da semana, aumentando os riscos à saúde da população e ao meio ambiente, especialmente para casos de desidratação, problemas respiratórios e focos de queimadas.