Ufal abre inscrições para Pós-graduação em Práticas Hospitalares Veterinárias
Primeira Residência Veterinária da Ufal terá bolsas de estudo de R$2,5 mil
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi), anuncia a abertura do processo seletivo para o primeiro Curso de Especialização em Práticas Hospitalares em Animais Domésticos. A Residência Veterinária oferece dez vagas, todas com bolsas de estudo mensais no valor de R$ 2,5 mil, e as inscrições ocorrerão de 1º a 30 de dezembro de 2025.
O curso de pós-graduação Lato Sensu, com duração de 12 meses, é voltado exclusivamente para médicos-veterinários e caracteriza-se por um intenso programa de treinamento supervisionado, com 80% de atividades práticas e 20% teóricas, totalizando uma carga horária de 2.880 horas.
Para o professor Pierre Escodro, coordenador da Especialização, o primeiro edital representa uma conquista para o estado de Alagoas na capacitação prática de egressos em Medicina Veterinária, trazendo uma dinâmica inédita dessa modalidade em universidades federais. “O modelo financiado totalmente por parcerias público-privadas conecta os alunos formados tanto para atividades laborais em clínicas, hospitais e propriedades rurais, quanto para a continuidade na carreira acadêmica, com íntima ligação com o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Ufal”, destaca.
As atividades serão desenvolvidas nos ambulatórios, laboratórios e estruturas do Grupequi/Ufal, incluindo o Hospital Veterinário Universitário, localizado no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, em Viçosa-AL.
Últimas Notícias
Cinzas de Preta Gil são transformadas em diamantes entregues a amigos e familiares; veja quem recebeu
Homem é preso por estupro de vulnerável contra a enteada, de 12 anos, no Sertão alagoano
Pão de Açúcar registra maior temperatura do Brasil e Semarh emite alerta por baixa umidade
Ufal abre inscrições para Pós-graduação em Práticas Hospitalares Veterinárias
Finep premiou iniciativa criada na Ufal que usa IA para diagnóstico agrícola
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Em Arapiraca, Alfredo Gaspar fala sobre desdobramentos da CPMI do INSS
Justiça cumpre reintegração de posse em fazenda ocupada pelo MST na zona rural de Arapiraca

