Finep premiou iniciativa criada na Ufal que usa IA para diagnóstico agrícola

Por Assessoria Ufal 25/11/2025 20h08
Por Assessoria Ufal 25/11/2025 20h08
Finep premiou iniciativa criada na Ufal que usa IA para diagnóstico agrícola
Finep premiou iniciativa criada na Ufal que usa IA para diagnóstico agrícola - Foto: Assessoria

Um projeto que nasceu no Laboratório de Análises Espaciais e Ambientais (Lanesa), vinculado ao Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Ufal (Ceca), virou referência com a startup Yathē e conquistou o primeiro lugar na etapa Nordeste do Prêmio Finep de Inovação, na categoria Deep Tech. A premiação, considerada uma das mais relevantes do país no incentivo à ciência, tecnologia e inovação, foi realizada no Recife, no último dia 17, e reuniu empresas finalista de todo o Nordeste.

A vitória marca mais um capítulo importante na trajetória da Yathē, que já havia sido indicada a outro prêmio da Finep meses antes, acumulando duas finais consecutivas em premiações nacionais ainda no segundo semestre de 2025.

Criada a partir de pesquisas acadêmicas no Ceca, lideradas pelo professor Arthur Tavares, a solução premiada já havia sido contemplada em 2023 pelo InovaDoc, um dos editais mais prestigiados da Finep voltados a empresas originadas no meio científico. A startup, cujo nome vem da língua indígena, que significa “inteligência artificial para a Terra” oferece uma abordagem para a análise de propriedades rurais, utilizando tecnologia avançada por meio de imagens de satélite e drone.

São gerados relatórios detalhados que abrangem a identificação de ervas daninhas, pragas, deficiência hídrica e a geolocalização precisa da área afetada. A tecnologia utilizada promete 98% de assertividade, que proporciona cerca de 80% de redução no uso de defensivos agrícolas e, assim, diminui os custos de produção.

“Com o título conquistado, a empresa reforça o potencial do ecossistema de inovação de Alagoas e amplia sua visibilidade no cenário tecnológico brasileiro. A premiação também abre portas para novas oportunidades de investimento, parcerias e expansão. Celebramos a conquista com o reconhecimento ao trabalho da nossa equipe e ao compromisso contínuo em transformar pesquisa em soluções de alto impacto”, destacou a engenheira egressa da Ufal e CEO da Yathē, Renata Guedes.