Escola indígena é alvo de tiros em Palmeira dos Índios; Funai aciona PF

Por Redação com agências 10/11/2025 17h05
Por Redação com agências 10/11/2025 17h05
Escola indígena é alvo de tiros em Palmeira dos Índios; Funai aciona PF
Tiro em escola - Foto: Reprodução



A Escola Indígena da Aldeia Fazenda Canto, em Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, foi alvo de disparos de arma de fogo durante a madrugada desta segunda-feira (10). Os projéteis atingiram portões e paredes da instituição, que atende crianças e jovens da etnia Xukuru-Kariri. Não houve feridos.

De acordo com o coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Alagoas, Cícero Albuquerque, o caso já foi comunicado à Funai em Brasília, ao Ministério dos Povos Indígenas e à Polícia Federal, que deverá conduzir a investigação.

Para Albuquerque, o ataque representa uma ameaça direta ao povo indígena da região. “Trata-se de mais uma tentativa de intimidação, uma ameaça explícita contra a comunidade”, afirmou.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado pelas lideranças indígenas, classificando a ação como mais um atentado contra o povo Xukuru-Kariri. Até o momento, não há informações sobre quem realizou os disparos, nem sobre a motivação do ataque. As autoridades aguardam o avanço das investigações para identificar os responsáveis.