Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre a prevenção do AVC durante evento em Arapiraca

Por Assessoria 30/10/2025 10h10
Por Assessoria 30/10/2025 10h10
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre a prevenção do AVC durante evento em Arapiraca
HEA leva conscientização sobre a prevenção do AVC durante evento em Arapiraca - Foto: Assessoria

O público participou ativamente da 3ª edição do “AVC na Praça”, ação educativa promovida pelo Hospital de Emergência do Agreste (HEA), por meio da Unidade de AVC, com o tema “Cada Minuto Conta”. Realizado na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, o evento levou informação, prevenção e atendimento à comunidade, celebrando o dia 29 de outubro, Dia Mundial de Conscientização sobre o AVC, conhecido popularmente como “derrame”.

Durante o “AVC na Praça”, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Também foi realizada uma distribuição de material educativo que trazia orientações diretas sobre os sinais de alerta do AVC, fatores de risco e formas de prevenção. A ação também contou com atividade física.

A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou a importância do contato direto com o público. “Estar junto das pessoas, conversando, tirando dúvidas e compartilhando informação é um dos papéis mais importantes da saúde pública. Cada orientação pode representar uma vida preservada. Essa ação renova o compromisso do nosso hospital com a prevenção e a promoção da saúde em nossa região”, afirmou a gestora.

Com quatro anos de funcionamento, a Unidade de AVC do HEA é referência para a II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. O serviço tem recebido certificados internacionais de excelência, reconhecendo o trabalho da equipe multiprofissional na organização dos fluxos e no atendimento rápido e eficaz aos pacientes vítimas de AVC.

A médica neurologista Guacyra Almeida, coordenadora médica da Unidade de AVC do HEA, ressaltou o impacto da atividade. “Foi um momento importante de integração entre hospital e comunidade. Estar na praça, ouvindo as pessoas e levando orientações claras sobre os sinais do AVC é uma forma de salvar vidas. Agradeço a todos os profissionais, estudantes e parceiros que contribuíram para o sucesso da ação”, disse.

Dona Maria Elza Mendes, de 61 anos, aproveitou o “AVC na Praça” para receber atendimento e orientações. “Achei muito bom. O atendimento foi ótimo, todo mundo muito educado. Descobri que minha pressão está um pouco alta, e vou cuidar direitinho”, relatou.

O casal Jane Lécia e Flaudízio também participou da atividade e elogiou a iniciativa. “A informação é o primeiro passo para o cuidado. Aqui, no “AVC na Praça”, a explicação foi rica e o trabalho está de parabéns”, disse a psicopedagoga.

A ação contou com a colaboração de residentes em saúde do HEA, estudantes de Enfermagem do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e da Uninassau Arapiraca, além de estudantes do curso técnico em Enfermagem do Ceproal e da Faculdade Santa Bárbara, que vivenciaram a prática do cuidado fora do ambiente hospitalar.

A estudante Maria José dos Santos, da Faculdade Santa Bárbara, avaliou a experiência como um aprendizado marcante. “É uma oportunidade de colocar em prática o que aprendemos e conscientizar as pessoas sobre uma doença silenciosa. Ainda há muito tabu e descuido, principalmente entre os homens, e falar sobre prevenção é essencial”, afirmou.

Universitária da Uninassau Arapiraca, Ana Vitória de Santos, destacou a importância da aproximação entre teoria e prática. “Sair da sala de aula e trazer esse conhecimento para a população é gratificante. É uma troca que fortalece nossa formação e ajuda a sociedade”, ressaltou a estudante de Enfermagem.