101 anos de progresso: com celebração religiosa e hasteamento dos pavilhões, Prefeitura celebra aniversário de Arapiraca

Por Redação 30/10/2025 11h11 - Atualizado em 30/10/2025 11h11
Por Redação 30/10/2025 11h11 Atualizado em 30/10/2025 11h11
101 anos de progresso: com celebração religiosa e hasteamento dos pavilhões, Prefeitura celebra aniversário de Arapiraca
Celebração de 101 anos de Arapiraca - Foto: Josival Meneses/Já É Notícia

As comemorações pelos 101 anos de emancipação política de Arapiraca começaram em clima de fé, emoção e orgulho. Após uma noite de festa com o show da cantora Cláudia Leitte, as atividades desta quinta-feira, 30 - dia do aniversário da cidade- tiveram início logo nas primeiras horas do dia, com a corrida da Emancipação e, em seguida, reunindo autoridades, fiéis e moradores para o tradicional hasteamento dos pavilhões e a Santa Missa em ação de graças, na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho.

Durante a celebração, o prefeito Luciano Barbosa destacou o papel das gerações que contribuíram para o crescimento do município. “Quero agradecer a todas as gerações desde o primeiro momento de Manoel André, Esperidião Rodrigues, passando por tantos outros. Essas gerações foram construindo tijolo sobre tijolo essa realidade que nós temos hoje: Arapiraca, aos 101 anos, é a maior cidade do interior do estado de Alagoas e segue em franco desenvolvimento. Isso se deve ao povo trabalhador, ordeiro, mulheres e homens de bem que constroem com o seu suor a vida que a cidade hoje tem”, afirmou o gestor municipal.

Com uma população estimada em 243 mil habitantes, segundo o IBGE, Arapiraca é a nona maior metrópole do interior do Nordeste e um dos principais polos de desenvolvimento de Alagoas. A economia local tem no comércio o seu motor principal, mas também se destaca pela força da agricultura e pela capacidade de se reinventar após o declínio da cultura do fumo.

A programação do aniversário segue ao longo do dia. Às 15h, acontece o tradicional desfile cívico-militar na Rua 30 de Outubro, com a participação de escolas, instituições e forças de segurança. À noite, as homenagens continuam no Bosque das Arapiracas, com o evento “Canta Parabéns Arapiraca”, reunindo artistas locais como Everly Pires, Yolanda Show, Rangel Show, Jorginho e Maxsuel do Acordeon.

Assista: