Governo Federal reconhece situação de emergência em Craíbas, Pariconha e Santana do Ipanema

Por Redação 23/10/2025 21h09
Por Redação 23/10/2025 21h09
Governo Federal reconhece situação de emergência em Craíbas, Pariconha e Santana do Ipanema
Estiagem em Alagoas - Foto: Reprodução

Os municípios de Craíbas e Pariconha tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, na quarta-feira, 22, por causa dos impactos da estiagem prolongada. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e amplia o número de cidades alagoanas em emergência, que já inclui a cidade Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, primeira a ter o reconhecimento oficial no último dia 13 de outubro de 2025.

De acordo com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, as três cidades poderão solicitar recursos federais para ações de enfrentamento à seca e apoio às famílias atingidas. Os repasses poderão ser utilizados na compra de cestas básicas, distribuição de água potável, aquisição de kits de higiene e limpeza, além de apoio logístico para as equipes que prestam assistência à população afetada.

A estiagem é caracterizada pela redução prolongada das chuvas, o que afeta diretamente o abastecimento de água, a produção agrícola e o sustento das famílias que vivem da agricultura e pecuária. Em regiões como o Sertão de Alagoas, onde o solo já é naturalmente seco, a falta de chuva agrava ainda mais os impactos sociais e econômicos.

Além de Alagoas, o MIDR também reconheceu situação de emergência em cidades da Bahia, Goiás, Pará, Paraíba e Piauí, atingidas por diferentes tipos de desastres naturais, como seca, vendavais e enxurradas. O reconhecimento federal permite que os municípios solicitem recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a análise técnica da Defesa Civil Nacional, é publicada uma nova portaria com o valor liberado para cada cidade.