Governo Federal reconhece situação de emergência em Craíbas, Pariconha e Santana do Ipanema
Os municípios de Craíbas e Pariconha tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, na quarta-feira, 22, por causa dos impactos da estiagem prolongada. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e amplia o número de cidades alagoanas em emergência, que já inclui a cidade Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, primeira a ter o reconhecimento oficial no último dia 13 de outubro de 2025.
De acordo com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, as três cidades poderão solicitar recursos federais para ações de enfrentamento à seca e apoio às famílias atingidas. Os repasses poderão ser utilizados na compra de cestas básicas, distribuição de água potável, aquisição de kits de higiene e limpeza, além de apoio logístico para as equipes que prestam assistência à população afetada.
A estiagem é caracterizada pela redução prolongada das chuvas, o que afeta diretamente o abastecimento de água, a produção agrícola e o sustento das famílias que vivem da agricultura e pecuária. Em regiões como o Sertão de Alagoas, onde o solo já é naturalmente seco, a falta de chuva agrava ainda mais os impactos sociais e econômicos.
Além de Alagoas, o MIDR também reconheceu situação de emergência em cidades da Bahia, Goiás, Pará, Paraíba e Piauí, atingidas por diferentes tipos de desastres naturais, como seca, vendavais e enxurradas. O reconhecimento federal permite que os municípios solicitem recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a análise técnica da Defesa Civil Nacional, é publicada uma nova portaria com o valor liberado para cada cidade.
Últimas Notícias
Jovem, supostamente envolvido com o tráfico, é morto a tiros na parte alta de Maceió
Governo Federal reconhece situação de emergência em Craíbas, Pariconha e Santana do Ipanema
Relator Alfredo Gaspar denuncia novos indícios de enriquecimento ilícito e fraude milionária no INSS durante depoimentos na CPMI
Jovem é baleado no rosto após discussão por apelidos em Craíbas
Cartórios do Sertão de Alagoas são inspecionados pela Corregedoria
Vídeos mais vistos
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela

