Cartórios do Sertão de Alagoas são inspecionados pela Corregedoria

Por Assessoria 23/10/2025 20h08
Por Assessoria 23/10/2025 20h08
Cartórios do Sertão de Alagoas são inspecionados pela Corregedoria
Cartórios do Sertão de Alagoas são inspecionados pela Corregedoria - Foto: Niel Rodrigues

Seis cartórios do Sertão de Alagoas foram inspecionados pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), com o objetivo de verificar se as unidades extrajudiciais estão atuando em conformidade com as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As atividades foram coordenadas pelo corregedor-geral, desembargador Celyrio Adamastor, e pela juíza auxiliar da Corregedoria, Laila Kerckhoff.

“As inspeções não têm apenas um caráter punitivo, mas um olhar pedagógico sobre os serviços que estão sendo ofertados pelos delegatários e interinos. É um trabalho essencial para que os cartórios exerçam suas atividades dentro da legalidade, eficiência e transparência, porque eles ofertam serviços imprescindíveis à sociedade — desde o registro civil, notas e imóveis até títulos e documentos”, explicou o corregedor-geral.

Celyrio Adamastor destacou ainda que as inspeções funcionam como um importante instrumento de prevenção e correção de irregularidades, o que fortalece a integridade institucional dos cartórios. Além disso, as visitas possibilitam a replicação de boas práticas observadas em outras serventias de igual competência.

O delegatário Celso Matheus Preiss, titular do Cartório de Notas e Protesto e do Ofício de Registro de Imóveis de Delmiro Gouveia, avaliou a ação de forma positiva, ressaltando o aspecto formativo das inspeções.

“Eu avalio de uma forma muito positiva, sobretudo para nós que estamos ingressando agora na atividade. Isso nos dá suporte e segurança jurídica na prática dos atos e na fiscalização voltada à transparência que precisamos manter com os usuários”, afirmou.

O delegatário Lucas Favaretto, titular do Cartório de Entremontes, em Piranhas, e interino nos cartórios de Pão de Açúcar, de Vila Limoeiro e da Ilha do Ferro, também enfatizou a relevância da presença da Corregedoria no interior do estado.

“Essas visitas são muito importantes para que o corregedor e a juíza possam ouvir nossas demandas, conhecer os desafios que enfrentamos e acompanhar as melhorias que vêm sendo implementadas, como a informatização dos sistemas, tudo dentro da legalidade”, destacou.

Os cartórios de Pão de Açúcar, Vila Limoeiro e Ilha do Ferro atualmente funcionam em nova sede, localizada na Avenida Bráulio Cavalcante, nº 369. O espaço foi planejado para oferecer um atendimento mais confortável e acessível à população, contando com balcão adaptado, sala de espera climatizada e espaço reservado para atendimento individualizado.

“O cartório hoje se encontra totalmente modernizado e apto a prestar um serviço digno à população”, completou Favaretto. As inspeções contaram ainda com o apoio dos servidores Juliana Cerqueira e Caio Aguiar, da Assessoria Especial das Serventias Extrajudiciais (AESE) da CGJAL.

Cartórios inspecionados
Cartório de Notas e Protesto e Ofício de Registro de Imóveis de Delmiro Gouveia;
Registro Civil de Pessoas Naturais de Entremontes, em Piranhas;
2º Serviço Notarial e Registral de Pão de Açúcar;
Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Pão de Açúcar;
Cartório de Registro Civil da Vila Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar;
Cartório de Registro de Pessoas Naturais da Vila Limoeiro, em Pão de Açúcar.