Policia Militar celebra 43º aniversário do 3º Batalhão em Arapiraca
A Polícia Militar de Alagoas celebrou, na manhã desta quinta-feira (23), 43 anos de existência do 3º Batalhão. A unidade, sediada em Arapiraca, é responsável pelo policiamento na região Agreste do estado e reuniu sua tropa para uma formatura militar pela passagem da data.
A solenidade foi presidida pelo comandante da Academia Militar, coronel Carlos Azevedo, que também conduziu o rito de honra e continência ao veterano. O homenageado foi o coronel da reserva remunerada Olegário Paes.
A cerimônia foi marcada pela entrega de homenagens a diversas personalidades que contribuíram, em suas respectivas atividades, para o engrandecimento do 3º BPM. Policiais militares que se destacaram no número de prisões em flagrante, no atendimento de ocorrências e na confecção de autos de infração de trânsito e de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) também foram agraciados.
Atualmente, o 3º Batalhão é comandado pelo tenente-coronel Carlos Alberto Albuquerque. Além de Arapiraca, a unidade responde ainda pela segurança dos municípios de Feira Grande, Coité do Nóia, Taquarana, Craíbas e Limoeiro de Anadia.
Ao final da solenidade, os presentes participaram da inauguração do novo picadeiro do 3º BPM, espaço que será utilizado para treinamentos e exercícios de equitação do Policiamento Montado.
Cronologia do Batalhão
23 de Julho de 1936 - Criação do 2º Batalhão de Infantaria da Força Policial em Maceió/AL, sendo deslocado para Santana do Ipanema/AL, tendo como primeiro comandante o Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão.
28 de Julho de 1938 - A famosa volante do Tenente João Bezerra da Silva põe fim ao cangaceiro Lampião e seu bando. Após o massacre de Angicos, o 2º Batalhão foi reinstalado em Maceió/AL.
08 de Janeiro de 1961 - Novamente devido ao clima de intranquilidade, o 2º Batalhão retorna à cidade de Santana do Ipanema/AL.
31 de Julho de 1962 - Retomada a paz em Santana do Ipanema/AL, o 2º Batalhão retorna à capital alagoana com sede nas instalações da atual Academia de Polícia Militar de Alagoas, tendo como locação, onde hoje está instalado o auditório.
24 de Março de 1977 - O 2º Batalhão é transformado em 3º Batalhão de Polícia Militar e recebe o nome de “Batalhão Coronel Lucena”, em homenagem ao seu primeiro comandante.
23 de Outubro de 1982 - O 3º BPM é deslocado para a cidade de Arapiraca/AL, para atuação no Agreste e Sertão do Estado de Alagoas, com um efetivo inicial de aproximadamente 350 homens, e um busto em homenagem ao Coronel Lucena Maranhão é erguido em sua sede. Nesta data é comemorado o aniversário da unidade em Arapiraca.
Ano de 1992 - É denominado “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou Lampião em 28 de julho de 1938.
Ainda em 1992 - É criado o 7º BPM em Santana do Ipanema/AL, para atuação no Sertão do Estado, herdando a antiga denominação do 3º BPM: “Batalhão Coronel Lucena”, e o busto erguido em Arapiraca é transferido para Santana do Ipanema, onde permanece até os dias atuais.
O 3º Batalhão Tenente João Bezerra da Silva recebeu o nome em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou o bando de Lampião, em julho de 1938.
Últimas Notícias
Jovem, supostamente envolvido com o tráfico, é morto a tiros na parte alta de Maceió
Governo Federal reconhece situação de emergência em Craíbas, Pariconha e Santana do Ipanema
Relator Alfredo Gaspar denuncia novos indícios de enriquecimento ilícito e fraude milionária no INSS durante depoimentos na CPMI
Jovem é baleado no rosto após discussão por apelidos em Craíbas
Cartórios do Sertão de Alagoas são inspecionados pela Corregedoria
Vídeos mais vistos
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela

