Cientista brasileira morre atropelada em Lisboa; família arrecada dinheiro para traslado

Por Redação com Agências 28/09/2025 17h05
Por Redação com Agências 28/09/2025 17h05
Cientista brasileira morre atropelada em Lisboa; família arrecada dinheiro para traslado
Cientista brasileira morre atropelada em Lisboa - Foto: Redes Sociais

A pesquisadora brasileira Flávia Vasconcelos de Mello, de 38 anos, morreu após ser atropelada por um carro em Lisboa, Portugal, na última quinta-feira, 25 de setembro. O acidente ocorreu na rua Snu Abecassis, no bairro do Lumiar, quando a cientista atravessava na faixa de pedestres.

Segundo o jornal português Público, testemunhas relataram que duas pessoas que trabalham como médicos tentaram prestar os primeiros socorros ainda no local. Uma ambulância foi acionada e a equipe médica tentou reanimar Flávia, mas a jovem não resistiu aos ferimentos e morreu na via pública.

A tragédia mobilizou familiares e amigos, que criaram uma vaquinha online para custear o traslado do corpo ao Brasil. Em poucos dias, foram arrecadados cerca de R$ 122 mil, valor que será utilizado tanto no transporte quanto nas passagens aéreas dos pais e das irmãs da vítima, que viajarão para Portugal a fim de acompanhar os trâmites legais. A expectativa é que o velório ocorra no Rio de Janeiro.

Natural do Rio de Janeiro, Flávia era formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também concluiu mestrado e doutorado em Ecologia. Atualmente, realizava um pós-doutorado no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, pelo Centro de Ciências do Mar e do Meio Ambiente (Mare), em Lisboa.

Em nota de pesar, o Mare destacou a relevância acadêmica da cientista e sua contribuição para a pesquisa internacional. “A sua dedicação, competência e espírito colaborativo marcaram profundamente colegas e estudantes, deixando um legado de ciência e amizade que permanecerá entre nós. Será sempre lembrada por sua energia contagiante, pela alegria de viver e pelo humor inconfundível”, diz o comunicado.

O namorado de Flávia, Yago Bezerra, que morava com ela em Portugal, também prestou homenagem nas redes sociais. Em publicação emocionada, escreveu: “Muito obrigado por cada segundo que vivi com você, você me ensinou tudo. Só esqueceu de me ensinar a ficar sem você”.