Brasil perde para Itália em jogo épico e vai disputar 3° lugar do Mundial Feminino de vôlei

Por Flashscore 06/09/2025 14h02
Por Flashscore 06/09/2025 14h02
Brasil perde para Itália em jogo épico e vai disputar 3° lugar do Mundial Feminino de vôlei
Bloqueio do Brasil foi bem, mas foi insuficiente para garantir vaga na final Bloqueio do Brasil foi bem, mas foi insuficiente para garantir vaga na final - Foto: FIVB

O Brasil foi derrotado pela Itália por 3 a 2 (22-25, 25-22, 28-30, 25-22 e 15-13), neste sábado (6), em Bangkok, capital da Tailândia, em duelo pela semifinal do Mundial Feminino de vôlei.

Os dois times fizeram um jogo de tirar o fôlego do início ao fim entre duas das maiores potências da modalidade. Com o resultado, a Itália se classifica para a grande decisão contra a Turquia. A derrota fará o Brasil encarar o Japão na disputa do 3° lugar. Os dois acontecem neste domingo (7), com o jogo do Brasil marcado para as 5h30 (horário de Brasília).

As jogadoras da Itália se jogaram no chão após o último ponto, extasiadas por uma vitória que parecia distante em alguns momentos, principalmente pelas oscilações apresentadas. O time europeu está invicto há 35 jogos, tendo sofrido sua última derrota justamente para o Brasil.

A seleção verde-amarela teve grande atuação principalmente no seu bloqueio, responsável por 22 pontos. O fundamento do Brasil que ficou devendo foi o saque com 12 erros contra apenas 3 da Azzurra.

O time verde-amarelo buscava título inédito da competição. O melhor resultado da Seleção no torneio foi um vice, conquistado em 1994, 2006, 2010 e 2022. A ponta Gabi teve grande atuação e terminou a partida com 29 pontos, sendo a maior anotadora da partida, um ponto à frente de Antropova, oposta italiana.

Bom começo e jogo parelho

O Brasil teve grande atuação no primeiro set, caçando Sylla no saque e sendo beneficiado por sua estratégia. Com o passe quebrado, a virada de bola da Itália ficou comprometida, com Egonu, sua principal atacante, tendo desempenho abaixo a ponto de ser substituída.

O Brasil chegou a abrir 17 a 10 antes da Itália reagir e diminuir a vantagem para apenas dois pontos, sem impedir o time sul-americano de sair na frente, fazendo a Itália perder apenas sua segunda parcial em toda a competição.

No segundo set, foi a vez da Itália jogar melhor, abrindo 11 a 6 antes do empate no 12 a 12 graças à melhora do bloqueio verde-amarelo. Antropova, substituta de Egonu, respondeu bem aos chamados para levar seu time ao empate.

O terceiro set começou equilibrado, com os times trocando pontos até o 15 a 15. Foi a partir daí que o Brasil abriu vantagem de dois pontos, que logo virou novo empate, que se seguiu até a reta final da parcial, definida pela diferença mínima a favor do Brasil.

O quarto set foi de mais emoção, com o bloqueio do Brasil fazendo o time buscar três pontos de desvantagem, sem impedir que a Itália levasse o jogo para o tie-break.

No quinto set, a Itália começou melhor e chegou a abrir 9 a 7, antes de tomar a virada e a troca de pontos recomeçar para testar o fôlego dos torcedores. Nos detalhes, a Itália levou a melhor, contando com erros cruciais do Brasil em momentos decisivos da partida.