Fardos de borracha de navios nazistas voltam a aparecer em praias de Alagoas

Por Redação 21/08/2025 20h08
Por Redação 21/08/2025 20h08
Fardos de borracha de navios nazistas voltam a aparecer em praias de Alagoas
Fardos que apareceram em praias na capital alagoana - Foto: Instituto Biota

Fardos de borracha voltaram a aparecer em praias de Alagoas nesta quinta-feira, 21, seis anos após os primeiros pacotes de origem nazista surgirem no litoral do Nordeste. Dois novos fardos foram encontrados na Praia de Ipioca, em Maceió, e na Praia dos Morros, em Passo de Camaragibe, chamando a atenção de moradores e turistas.

De acordo com o Instituto Biota de Conservação, os materiais são do mesmo tipo já identificados em estudos anteriores e estão relacionados a navios nazistas afundados durante a Segunda Guerra Mundial. A descoberta reacende o mistério em torno do aparecimento recorrente desses pacotes no litoral brasileiro.

Os primeiros fardos foram registrados em 2018 e analisados por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo revelou que a carga pertencia ao navio alemão SS Rio Grande, afundado por forças americanas em janeiro de 1944, ao largo da costa do Brasil.

Três anos depois, em 2021, novos fardos foram encontrados em praias de Alagoas, Bahia e Sergipe. Pesquisadores confirmaram que esses pacotes vieram de outro navio alemão, o MV Weserland, também afundado em janeiro de 1944, poucos dias após o SS Rio Grande, em uma operação da Marinha dos Estados Unidos com o destróier USS Sommers.

Especialistas explicam que, após décadas de corrosão no fundo do mar, os cascos desses navios começaram a liberar as cargas, que vêm sendo levadas pelas correntes marítimas até o litoral nordestino.