Alerta para pais: Roblox é usado por jogadores para simular atos sexuais em troca de moedas virtuais

Por Redação com Folha de São Paulo 21/08/2025 19h07
Por Redação com Folha de São Paulo 21/08/2025 19h07
Alerta para pais: Roblox é usado por jogadores para simular atos sexuais em troca de moedas virtuais
Roblox - Foto: Telkomsel

Roblox, uma das plataformas de games mais populares entre crianças e pré-adolescentes, tem sido usado de forma indevida por alguns jogadores para simular atos de conotação sexual em troca de moedas virtuais. Em ambientes não moderados, crianças são induzidas a realizar ações com avatares em troca de recompensas digitais. Os personagens envolvidos nessas práticas chegaram a receber apelidos como “meninas do job” ou “primas do job”.

No TikTok, circulam diversos vídeos e alertas de pais preocupados, além de relatos dos próprios jogadores sobre o que acontece em determinadas salas dentro do Roblox.

Lançado em 2006, o Roblox permite que usuários criem e joguem games desenvolvidos por outros jogadores. A proposta original da plataforma é voltada para criatividade e interação social. No entanto, o livre acesso a salas criadas por terceiros abre brechas para práticas inadequadas, incluindo a sexualização de menores. É nesse contexto que surgiram espaços onde avatares infantis simulam relações em troca de benefícios virtuais.

Em vez de cumprir missões ou disputar pontos, alguns jogos dentro do Roblox funcionam como ambientes de interpretação de personagens, onde os usuários constroem narrativas coletivas. Nesse formato, o jogador pode personalizar seu avatar com aparência física, roupas, profissões e comportamentos. Em títulos populares, como o Brookhaven, há relatos de personagens sendo incentivados a realizar “trabalhos” semelhantes à prostituição para conseguir moedas ou itens virtuais, em práticas que funcionam como transas simuladas.

Procurada, a plataforma de jogos declarou que o conteúdo viola suas políticas e foi removido assim que identificado. No entanto, a empresa não detalhou quantas contas foram suspensas nem quais conteúdos foram retirados do ar. Em nota, a Roblox afirmou: “A Roblox tem um profundo compromisso com a segurança e o bem-estar da nossa comunidade, com dezenas de milhões de pessoas vivenciando experiências positivas todos os dias. Acreditamos na importância de criar uma experiência segura e adequada à faixa etária de todos os nossos usuários, e nossos Padrões da Comunidade proíbem explicitamente conteúdo romântico ou sexual na plataforma”.

Especialistas alertam que a exposição precoce a esse tipo de conteúdo pode gerar impactos graves no desenvolvimento emocional, cognitivo e social de crianças e adolescentes.