Alunos do Ifal Santana e Palmeira são medalhistas em etapa nacional da OBFEP

Por Assessoria 19/05/2025 15h03
Por Assessoria 19/05/2025 15h03
Alunos do Ifal Santana e Palmeira são medalhistas em etapa nacional da OBFEP
Alunos premiados - Foto: Assessoria

Sete alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam medalhas na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2024. Dois deles, dos campi Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, alcançaram medalhas na etapa nacional da competição. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 13, no Auditório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Foi do Campus Santana do Ipanema que saíram seis medalhistas na edição da OBFEP do Ifal deste ano. Os alunos Murillo Kennedy e Gabriel Cavalcante conquistaram medalhas de prata; Agnnos Nobre, Matheus Araújo e Alerrandro Barros receberam as medalhas de bronze, todos a nível estadual.

Fechando a lista, o aluno do Curso Técnico em Administração, Carlos Eduardo, protagonizou um feito inédito para unidade, com a conquista do Bronze em nível Nacional e um Ouro no Estadual, “tornando-se o primeiro estudante do campus a ser premiado nacionalmente e a conquistar o ouro estadual”, enfatiza José Carlos da Costa, professor responsável pela preparação dos alunos na unidade.

O docente relata que, ao longo do ano, os alunos participaram de atividades investigativas que conectavam a teoria à prática e foram desafiados com problemas contextualizados, o que foi fundamental para fortalecer a autoconfiança deles na realização das provas.

Aluno do curso de Eletrotécnica, no Campus Palmeira, Cauã Felipe dos Santos recebeu orientação do professor Júlio César.jpeg



“Como professor e coordenador local da OBFEP no Campus Santana, ofereci ao longo do ano letivo uma preparação contínua, combinando teoria, resolução de provas de edições anteriores e experimentos didáticos. Todo esse processo é estruturado por meio de uma proposta chamada "Estratégia de Estudos Coletivos", que elaborei com muito cuidado para auxiliar os estudantes tanto na 1ª quanto na 2ª fase da olimpíada”.

No Campus Palmeira dos Índios, o aluno do curso de Eletrotécnica, Cauã Felipe dos Santos Lima, recebeu um Ouro Estadual e uma Prata na etapa Nacional da OBFEP. Lá, ele foi orientado pelo professor Júlio César Ferreira dos Santos. Veja o resultado aqui!