Atualização: chuvas intensas deixam 42 pessoas desabrigadas e 142 desalojadas em Alagoas, aponta Defesa Civil do Estado

Por Assessoria 19/05/2025 16h04
Por Assessoria 19/05/2025 16h04
Atualização: chuvas intensas deixam 42 pessoas desabrigadas e 142 desalojadas em Alagoas, aponta Defesa Civil do Estado
Desabrigados da chuva - Foto: Agência Alagoas

A coordenadoria da Defesa Civil de Alagoas divulgou, no final da manhã desta segunda-feira (19), o primeiro boletim sobre os impactos da chuva no estado. Até o momento, 184 pessoas foram afetadas em cinco municípios: Coqueiro Seco, Maceió, Paripueira, Pilar e São Luís do Quitunde.


Segundo o relatório, 42 pessoas estão desabrigadas e 142 desalojadas. Paripueira é o município mais impactado, com 72 pessoas desalojadas. Em Pilar, 20 pessoas estão desabrigadas e 40 desalojadas. Coqueiro Seco contabiliza 8 desabrigados e 12 desalojados, enquanto Maceió registra 18 desalojados. Já em São Luís do Quitunde, 14 pessoas estão desabrigadas.


Até o momento, não há registro de óbitos relacionados às chuvas. Na manhã de hoje, o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo, ressaltou que a previsão é de que as chuvas continuem intensas, ao menos até quarta-feira, em toda a região metropolitana e região norte do estado, como também na divisa de Pernambuco.







A Defesa Civil segue analisando a situação em tempo real, por meio de sistema de videomonitoramento. Só nos últimos dias, na região metropolitana, choveu uma quantidade superior ao esperado para o mês inteiro


Além disso, a Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh) está acompanhando os níveis dos principais rios e bacias hidrográficas e, se necessário, será emitido um novo alerta com informações mais detalhadas.

A recomendação da Defesa Civil é de que a população fique atenta aos alertas e recomendações dos órgãos oficiais. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e/ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A população pode acompanhar a previsão do tempo e o monitoramento dos rios nos canais oficiais da Semarh: