HGE realiza campanha interna para promover doações de sangue no Hemoal

Por Redação com Agência Brasil 11/02/2025 20h08
Por Redação com Agência Brasil 11/02/2025 20h08
HGE realiza campanha interna para promover doações de sangue no Hemoal
Campanha para doação de sangue alcança servidores, acompanhantes e visitantes do HGE - Foto: Juliete Bezerra / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) já emitiu um alerta sobre a criticidade de seu estoque. Como atitude colaborativa, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, lançou uma campanha de doação de sangue focada nos acompanhantes e visitantes dos pacientes assistidos.

O objetivo é regularizar a quantidade de bolsas disponíveis nas geladeiras, principalmente para atender as necessidades durante o Carnaval. A gestora do Hemoal em Maceió, Verônica de Lima Guedes, enfatiza que todos os tipos de sangue negativos (A-, B-, AB- e O-) estão em carência.

De acordo com o levantamento feito nesta terça-feira (11), os estoques de A+ e O+ estão com status “adequado” e os de B+ e AB+ de “seguro”. Mas vale lembrar que a necessidade pode surgir inesperadamente e em quantidade que pode levar a carência também entre as tipagens positivas.

“Por isso, decidimos iniciar uma campanha no HGE junto aos visitantes e acompanhantes de nossos pacientes. Durante as abordagens, nós estamos promovendo a conscientização sobre a importância da doação de sangue, facilitando o esclarecimento de dúvidas e o acesso, uma vez que temos um posto de coleta ao lado do hospital”, pontuou a coordenadora do Serviço Social, Vanessa Martins.

Os servidores também estão engajados na campanha. A assistente social lembra que os doadores têm direito a folga no dia da doação, combinada previamente com a coordenação imediata para evitar dificuldades na escala de profissionais.

Após a conclusão da transfusão, o servidor doador precisa solicitar uma declaração no Hemoal para justificar o abono, a qual precisa ser entregue ao coordenador de seu setor para cadastro no sistema da gestão de pessoas.

“As doações podem ser feitas nos pontos de coleta localizados no Trapiche da Barra e na Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados e feriados, das 7h às 17h. Também é possível doar no Hospital Veredas às terças-feiras, das 7h às 17h”, informou a assistente social do Hemoal, Natasha de Souza.

Para se candidatar à doação voluntária é necessário ter boa saúde, além de idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. No caso da doação de sangue, os voluntários também não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.

Quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios.

Vale ressaltar que os documentos devem ser originais e oficiais, sendo obrigatório que tenham foto, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Habilitação. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (82) 3373-9628.