Blogs
Arthur Lira perde protagonismo em federação entre União Brasil e PP e cogita deixar o partido

A fusão entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP), que promete formar a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal, já enfrenta turbulências internas antes mesmo de ser oficializada. No centro da disputa está o nome do deputado Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, que teve sua posição enfraquecida no novo arranjo político.
Inicialmente cotado para assumir a presidência da nova federação partidária, Lira foi preterido após uma mudança no acordo de rodízio de lideranças. O comando inicial ficará com Antônio Rueda, atual presidente nacional do União Brasil, que assumiu o cargo após o afastamento de Luciano Bivar em meio a uma crise interna.
A reviravolta na negociação, que contou com a participação direta do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), incomodou Arthur Lira, que chegou a cogitar sua saída do PP. A relação entre Lira e Alcolumbre, marcada por embates anteriores, voltou a ser colocada à prova durante as tratativas.
Embora ainda se fale em um sistema de rodízio na presidência da federação, com Arthur Lira assumindo em um segundo momento, a duração do mandato de Rueda não foi definida publicamente, o que aumentou as incertezas sobre o real espaço que Lira terá na nova configuração.
A expectativa é de que a formalização da federação União Brasil–PP ocorra nesta terça-feira, 29.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Polícia conclui que suspeito tinha fixação e era “stalker” de Vitória

Aos 66 anos, morre Mike Peters, cantor do The Alarm,

Polícia investiga feto encontrado por funcionário de obra, em Maceió

Faculdade de SP expulsa 12 alunos de medicina por faixa com apologia ao estupro
