Blogs

Fabiano Leão faz indicação para mutirão de limpeza no bairro Primavera

Por Paulo Marcello 23/05/2019 06h06
Por Paulo Marcello 23/05/2019 06h06
Fabiano Leão faz indicação para mutirão de limpeza no bairro Primavera
Vereador pede ajuda da população para evitar jogar lixo em locais inadequados - Foto: foto: Cortesia
Atendendo solicitação do vereador Fabiano Leão (MDB) a prefeitura de Arapiraca, por meio da secretaria de Serviços Públicos, realiza um mutirão para retirar o lixo e os entulhos que são jogados pela população às margens da linha férrea, na Rua Paulo Afonso, bairro Primavera. O objetivo é limpar o trecho e evitar a proliferação de mosquitos e insetos que podem provocar doenças.

Além da limpeza da via e do entorno, o vereador Fabiano Leão pede o apoio da população para evitar jogar lixo em locais como este onde o acúmulo pode ser local de proliferação do mosquito que causa Dengue, Zika e Chikungunya. O mutirão resultando na retirada de um montante de lixo e entulhos que se encontravam poluindo o trecho da antiga passarela.

“Solicitei ao prefeito Rogério Teófilo, ao secretário de Serviços Públicos, Élio Cavalcante, e assessora técnica de Limpeza Pública, Patrícia Albuquerque, para que seja realizado um mutirão nas imediações da antiga passarela da Primavera e toda extensão da linha férrea aonde a população tem jogado lixo, resto de construção, móveis velhos e utensílios domésticos. Imediatamente fui atendido, mas os moradores precisam colaborar para manter o local limpo”, alerta Fabiano Leão.

Segundo o vereador, que acompanhou a ação dos funcionários da Eleva Ambiental, a retirada do lixo e dos entulhos faz parte de um planejamento da Prefeitura Municipal e segue um cronograma, mas é imprescindível a colaboração da população para que não volte a jogar o lixo próximo à linha férrea ou em terrenos baldios para não causar prejuízos à própria população.

Fabiano Leão faz um pedido para que o cidadão faça a sua parte quanto à preservação da limpeza dos bairros, para que não joguem mais lixo em locais inadequados, preservando assim o meio ambiente e evitando o aumento de casos de doenças como a Dengue. Ele lembra que o Hospital Regional de Arapiraca já registra aumento de 200% em casos de Zika e Chikungunya.

“A gente tem que fazer também o nosso papel. Hoje estamos fazendo o nosso papel de fiscalizador e pedindo a prefeitura para realizar esse mutirão. A população precisa colocar o lixo no local adequado porque isso é um perigo para a própria população. É preciso que os moradores evitem dispor o lixo em dias que não tem coleta domiciliar para que tenhamos uma cidade limpa e cada vez mais longe dos mosquitos que causam doenças”, disse Fabiano Leão.

Serviço ampliado

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, apesar do aumento no número de casos, felizmente nenhuma morte foi registrada em Arapiraca. Para auxiliar no atendimento à população, o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) determinou a ampliação do serviço de assistência nas unidades de saúde e serviço de emergência.

Entre as medidas já tomadas, a ampliação do horário de atendimento do Pronto Atendimento do 5º Centro de Saúde, que funcionava das 7h às 17h, e agora das 7h às 22h. E também está atuando na expansão da atuação da rede de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que devem acolher e priorizar o atendimento a esses casos suspeitos de Dengue, a fim de desafogar as unidades de urgência do município.