Complicações de pneumonia bilateral e possível AVC teriam causado a morte do papa Francisco, afirma mídia italiana

Por Redação 21/04/2025 15h03
Por Redação 21/04/2025 15h03
Complicações de pneumonia bilateral e possível AVC teriam causado a morte do papa Francisco, afirma mídia italiana
Papa - Foto: Reprodução

O papa Francisco faleceu em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia bilateral e de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido durante a madrugada. O pontífice, que enfrentava problemas respiratórios há décadas, teve uma piora significativa nas últimas semanas e vinha sendo tratado no Hospital Gemelli, em Roma.

A pneumonia bilateral é uma infecção pulmonar que atinge ambos os pulmões, tornando a respiração extremamente difícil e exigindo, em casos graves, suporte de ventilação mecânica. Francisco foi diagnosticado com a doença no final de 2024 e desde então passou por sucessivas internações. A última delas ocorreu em fevereiro, quando também foi identificada uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias — um quadro causado por diferentes tipos de microrganismos como bactérias, vírus ou fungos.

Apesar de uma leve melhora no início de abril, o quadro do pontífice voltou a se agravar. Ele sofreu crises respiratórias severas, incluindo broncoespasmos, crises de asma e insuficiência renal leve. A ventilação mecânica passou a ser contínua, e foram necessárias transfusões sanguíneas para conter uma queda nas plaquetas e anemia associada.

Nas últimas horas de vida, jornais italianos como o Corriere della Sera e La Repubblica afirmam que Francisco sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) grave, o que pode ter precipitado sua morte. Fontes médicas citadas pela imprensa relatam que o pontífice teria apresentado sinais neurológicos súbitos ao acordar, mas até o momento o Vaticano não confirmou oficialmente a ocorrência do derrame.

Apesar da possível ocorrência do AVC, especialistas indicam que o quadro de pneumonia bilateral avançada, somado ao histórico pulmonar delicado do papa — que teve parte de um dos pulmões removido na juventude —, foi o fator central para o desfecho fatal.