Pastor preso no Maranhão castigava fiéis com chicotadas: 'Preciso aprender a respeitar meu líder'

Por Redação, com Metrópoles 21/04/2026 11h11
Por Redação, com Metrópoles 21/04/2026 11h11
Pastor preso no Maranhão castigava fiéis com chicotadas: 'Preciso aprender a respeitar meu líder'
Homem foi preso - Foto: Reprodução

Um pastor preso no Maranhão na última sexta-feira (17/4) teve a prisão convertida em preventiva um dia após a detenção. O pastor, preso enquanto dormia com um homem em Paço do Lumiar, em São Luís (MA), é investigado por estelionato, estupro de vulnerável e posse sexual mediante fraude. 

De acordo com a Polícia Civil, ele também usava a igreja Shekinah House Church para aplicar castigos físicos e punições psicológicas contra fiéis.

Ainda segundo o delegado Sidney Oliveira, responsável pelo caso, a investigação começou há dois anos, após denúncias feitas por fiéis. No total, a polícia já identificou ao menos seis vítimas, inclusive nos estados do Pará e do Ceará.

Também foi apurado que, no sistema de punição, o pastor mantinha cerca de 150 fiéis sob seu controle. Um dos castigos consistia em chicotear as vítimas pelo menos 25 vezes, se descumprissem regras internas ou contrariassem suas ordens. Além dessas sessões de tortura, muitos também eram obrigados a manter relações sexuais.

Mais detalhes:

O pastor, que é casado, teria abusado sexual e psicologicamente das vítimas, homens e mulheres e até menores de idade.

Vídeos mostram fiéis sendo espancados como medida punitiva e papéis foram apreendidos com a frase escrita à mão: “Eu preciso aprender a respeitar o meu líder”.

Celulares e cartões de crédito também foram apreendidos.

Nas redes sociais, um homem relatou que já foi vítima do pastor: “Já fiquei nessa igreja em 2013, sofri muito lá na época, eu meu primo apanhamos e levamos choque no dente, [ele] ainda falava que nós tínhamos demônios, que tinha que tirar de nós”.