Inmet mantém alerta de chuvas intensas para 54 municípios do interior de Alagoas

Por Redação com agências 19/02/2026 16h04
Por Redação com agências 19/02/2026 16h04
Inmet mantém alerta de chuvas intensas para 54 municípios do interior de Alagoas
Chuva em Alagoas - Foto: Já é Notícia



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o alerta amarelo de chuvas para 54 municípios do interior de Alagoas. O aviso meteorológico é válido até as 23h59 desta sexta-feira (20).

De acordo com o órgão, a previsão indica precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, além de ventos com velocidade de até 60 km/h. Apesar de o grau de severidade ser considerado de perigo potencial, há possibilidade de ocorrências como queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia.

Na manhã desta quinta-feira (19), o Inmet já havia emitido um alerta semelhante para 76 cidades alagoanas. Com a atualização do comunicado e a prorrogação do prazo, o número de municípios sob aviso foi reduzido.

O instituto orienta a população a adotar medidas de precaução durante o período de instabilidade. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar sob árvores devido ao risco de queda e de descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhado não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.

Para mais informações ou em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Os municípios incluídos no alerta são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Campo Grande, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Coruripe, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Brás, São José da Tapera, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Taquarana, Teotônio Vilela e Traipu.