Em operação contra crimes virtuais, PF prende, no Maranhão, suspeito de abuso sexual contra criança de Alagoas

Por Redação com Ascom PF/AL 04/02/2026 08h08
Por Redação com Ascom PF/AL 04/02/2026 08h08
Em operação contra crimes virtuais, PF prende, no Maranhão, suspeito de abuso sexual contra criança de Alagoas
Preso por crime sexual contra criança em Alagoas - Foto: Ascom PF/AL

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira, 04, no Maranhão, um homem suspeito de cometer abuso sexual contra uma criança do estado de Alagoas. A prisão ocorreu durante a operação “Identidade Oculta”, deflagrada para combater crimes de exploração sexual infantil praticados pela internet por meio de perfis falsos em redes sociais.

De acordo com as investigações da PF, o suspeito teria criado ao menos um perfil falso em rede social, fingindo ser adolescente para conquistar a confiança de crianças, principalmente meninas. Uma das vítimas identificadas mora em Alagoas e teria sido induzida a produzir e enviar fotos e vídeos íntimos sem saber que estava sendo enganada por um adulto.

A prática criminosa é conhecida como “grooming”, estratégia usada por abusadores para manipular vítimas menores de idade. Após ganhar a confiança das crianças, os criminosos passam a solicitar conteúdos sensíveis e, em alguns casos, utilizam ameaças para manter o controle, como divulgar imagens ou expor familiares caso as vítimas não atendam às exigências.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um no Maranhão e outro em São Paulo, e o mandado de prisão, onde o usuário do perfil falso foi preso preventivamente. Nas residências alvo da ação, a Polícia Federal apreendeu smartphones que serão analisados por peritos para confirmar o uso das contas falsas e identificar possíveis novas vítimas.