Vogue, maquiagem drag e saúde sexual marcam a programação formativa do Encart
Evento reúne palestra sobre ISTs, oficina de art drag e vivência em dança ballroom com foco em inclusão, arte e conscientização
A segunda edição do Encontro de Capacitação Artística (Encart) tem início nesta quinta-feira (29) e segue até o domingo (1º), com uma programação intensa que articula arte, formação, saúde e diversidade. Com o tema “Geni - Recomendada”, o evento tem como objetivo fortalecer as artes cênicas em Alagoas e incentivar a inclusão, a participação e o protagonismo da comunidade LGBTQIAPN+. O encerramento será marcado por uma Jam de vogue, coordenado pela dançarina e pesquisadora Sara Oliveira, mais conhecida na cultura ballroom como Star Mother Diamond Muzi.
Entre os destaques da programação está a palestra do Dr. enfermeiro Anderson Durval, que traz para o Encart uma abordagem direta e educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), conectando informação em saúde pública com ações culturais. “Vou iniciar falando sobre as hepatites virais, trazendo definições baseadas no Ministério da Saúde, e depois abordar hepatite B e C, passando por diagnóstico, prevenção, transmissão e tratamento”, explicou.
Durval também dedica parte de sua fala à sífilis, abordando desde os estágios da infecção até o diagnóstico por meio do teste rápido, gratuito pelo SUS, e a importância do VDRL. O HIV também está no centro da discussão. “Ainda existe muita confusão entre HIV e AIDS. Minha proposta é explicar essa diferença, falar das formas de transmissão, da prevenção combinada, da PrEP, da PEP e da importância da adesão ao tratamento”, destacou.
Para ele, o evento cumpre um papel essencial ao romper estigmas. “As ISTs não dizem respeito apenas à comunidade LGBT. Qualquer pessoa pode se infectar. O nosso objetivo é conscientizar a população de forma geral e promover consciência e ação.”
Outro eixo formativo do Encart é o Laboratório de Maquiagem Artística: introdução à arte drag, ministrado por Jônatas Costa, que dá vida à drag Taix Manna. A oficina propõe uma imersão prática nas técnicas básicas da maquiagem artística como linguagem estética e política. “O principal objetivo é possibilitar que os participantes compreendam como a maquiagem pode construir um look visual e transmutar a mensagem de suas performances e desejos, independentemente de quererem ou não ser drag queens”, afirmou.
Segundo Jônatas, a oficina também incentiva a autonomia criativa e a profissionalização. “A maquiagem é apresentada como produção artística para si, mas também como um possível ofício. Pode ser um primeiro passo para quem deseja se capacitar, se tornar maquiador e até gerar renda”, contou o artista. A atividade acontece ao longo de dois dias intensos, com foco na prática e na criação de um produto final: as maquiagens construídas nos rostos dos próprios participantes.
A dança vogue também ocupa lugar central no evento com a oficina “Corpo-Território: Dança Vogue - Elementos e Fundamentos”, conduzida por Sara Oliveira. A atividade propõe um mergulho teórico-prático na dança vogue como expressão artística, política e de resistência.
“Partimos de uma contextualização histórica da dança vogue, criada por corpos dissidentes, especialmente negros e LGBTQIAPN+, e seguimos para práticas corporais focadas nos fundamentos do Vogue Femme”, explicou.
Durante a oficina, os participantes são convidados a experimentar movimentos, gestos e dinâmicas que atravessam identidade, território e memória, culminando na construção de um momento cênico coletivo. O processo se encerra com uma Jam de Vogue, espaço de celebração e liberdade criativa. “É um momento de troca, pertencimento e afirmação de existência dentro da cultura ballroom”, destacou Sara.
SERVIÇO
2ª edição de Encontro de Capacitação Artística (ENCART)
Data: 29 de janeiro a 1º de fevereiro
Horário: quinta e sexta, das 17h às 22h; sábado e domingo, das 8hh às 21h
Local: Museu do Som e da Imagem (MISA) - Jaraguá
Mais informações: @ciaosversartes (Instagram)
_____ ____
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), com apoio da Prefeitura Municipal de Maceió , por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SEMCE).
Últimas Notícias
Ônibus envolvido em acidente a caminho do Juazeiro estava transportando romeiros de Igaci e Palmeira dos Índios
Polícia Civil investiga desaparecimento de mulher em Maceió
Copeve divulga calendário de convocação para aprovados no Sisu Ufal 2026
Governo de Alagoas divulga comissões dos concursos da Polícia Civil e Fapeal
Vogue, maquiagem drag e saúde sexual marcam a programação formativa do Encart
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Inauguração de escola no Capim

