Arapiraca reúne mentes criativas e negócios inovadores em dia histórico para o Agreste

Por Redação com assessoria 28/01/2026 19h07
Por Redação com assessoria 28/01/2026 19h07
Arapiraca reúne mentes criativas e negócios inovadores em dia histórico para o Agreste
Arapiraca reúne mentes criativas e negócios inovadores - Foto: Assessoria

Arapiraca vive, nesta quinta-feira (29), um momento simbólico para a inovação e o empreendedorismo no Agreste alagoano. O Sebrae concentra, nos períodos da tarde e da noite, dois encontros estratégicos que reúnem universidades, empresas, instituições públicas, startups e empreendedores, com o objetivo de aproximar conhecimento e mercado, estimular parcerias e consolidar o Agreste como um território cada vez mais preparado para gerar soluções inovadoras e novos negócios.

A programação tem início às 15h, com o Encontro do Ecossistema de Inovação do Agreste, no auditório do Sebrae Arapiraca. Aberto ao público, o encontro propõe a articulação entre universidades, empresas privadas, prefeituras, sindicatos, associações, organizações da sociedade civil e empreendedores, criando um ambiente de diálogo voltado à construção de soluções inovadoras a partir das necessidades reais da região.

O encontro entre esses atores tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento econômico local por meio de ações de inovação, de acordo com a analista do Sebrae, Geovânia Brito. “Trazer para Arapiraca encontros estruturados de inovação representa um ganho bastante significativo para todo o Ecossistema do Agreste. Esses momentos contribuem diretamente para a formação de negócios mais qualificados, preparados para o mercado e, de forma consequente, para a geração de novas conexões e novos negócios na região”, destaca.

Como um espaço de diálogo e escuta ativa, o evento conecta mentes criativas a agentes do setor público e privado, transformando desafios complexos em soluções estratégicas para o desenvolvimento de negócios. De um lado, empreendedores, estudantes e pesquisadores das universidades apresentam seus projetos de inovação, e do outro, empresas e instituições apresentam suas principais dificuldades, e a partir daí, abrir oportunidades para o desenvolvimento de soluções inovadoras, encurtando a distância entre quem produz conhecimento e quem precisa aplicá-lo no mercado.

Segundo Francilania Fontes, agente local de inovação (ALI) , o Ecossistema de Inovação do Agreste tem como foco áreas estratégicas, como agroprodução, tecnologia e saúde, mas permanece aberto à participação de pessoas físicas que tenham ideias ou projetos inovadores em fase inicial. “É um grupo muito diverso, que cresce à medida que as pessoas entendem que inovação não está restrita a grandes centros ou empresas de base tecnológica”, aponta.

Agreste ganha Encontro das Startups

Dando continuidade à programação, a partir das 18h, o Sebrae Arapiraca recebe, pela primeira vez, o Encontro das Startups do Agreste. Até 2025, esse evento acontecia apenas em Maceió, mas chegou para ficar em Arapiraca, com uma programação de encontros mensais, que irão acontecer de forma fixa, na última quinta-feira de cada mês.

A interiorização da iniciativa reconhece a força das startups que vêm surgindo na região e marca um momento simbólico para o empreendedorismo fora da capital. O foco principal é o fortalecimento desses negócios, especialmente no acesso a financiamento, editais de fomento e oportunidades de mercado.

“Nesses encontros, a gente promove muito networking. As startups discutem suas dores, trocam experiências e acabam formando parcerias estratégicas com outras que já têm soluções consolidadas e também são capacitadas pelo Sebrae”, explica Geovânia. Segundo ela, é também um espaço de mapeamento das ideias e iniciativas existentes no Agreste. “A gente mostra a força que existe aqui, identifica talentos, projetos e oportunidades que muitas vezes não são visíveis fora da região”, completa.

Além da troca entre empreendedores, os encontros costumam contar com a participação de instituições financeiras e a divulgação de editais de fomento, tanto do Sebrae quanto de parceiros como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), ampliando as chances de crescimento sustentável das startups locais.

Acesso à inovação é ampliado com o ALI Produtividade

Além dos encontros voltados ao ecossistema e às startups, o Sebrae Arapiraca também reforça seu apoio direto à inovação empresarial por meio do Programa ALI Produtividade. A iniciativa tem como foco fomentar a inovação em micro e pequenas empresas dos setores da indústria, comércio e serviços, com o objetivo de aumentar a produtividade, o faturamento e a eficiência dos negócios.

O programa é executado por Agentes Locais de Inovação, que fazem um diagnóstico da empresa e, a partir dele, propõe soluções personalizadas, visando a redução de custos e aumento das vendas, em ações que podem envolver diversas áreas, como gestão, financeira, pessoas, processos, marketing, posicionamento digital e transformação tecnológica.

A agente local de inovação Caroline Torres, o programa ajuda a desmistificar o conceito de inovação entre os pequenos empresários. “O Sebrae mostra, na prática, que inovação e tecnologia são acessíveis aos pequenos negócios. Não é algo restrito às empresas de base tecnológica. Qualquer mudança que gere ganho ou vantagem competitiva já é inovação”, justifica.

O ALI Produtividade é 100% subsidiado pelo Sebrae, não tem custo para os participantes e tem duração de seis meses. As inscrições para o primeiro ciclo de 2026 já estão abertas para empresas localizadas em Arapiraca, com CNPJ ativo há pelo menos um ano, enquadradas como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), e que não tenham participado do programa em 2025.