Lula e Trump conversam por telefone; brasileiro irá a Washington ‘em breve’
Comunicado não diz se o Brasil aceitou o convite de Trump para integrar o “Conselho da Paz”
Os presidentes Lula e Donald Trump conversaram por telefone hoje durante 50 minutos, informou o Palácio do Planalto. Na conversa, os dois acordaram que o brasileiro irá a Washington em breve.
Comunicado não diz se o Brasil aceitou o convite de Trump para integrar o “Conselho da Paz” lançado pelo norte-americano. No entanto, Lula propôs que o novo órgão se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina. O petista também defendeu uma reforma abrangente da ONU, que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.
O presidente dos EUA lançou no último dia 22, durante o Fórum Econômico Mundial, na Suíça, o chamado Conselho da Paz. Mais de 20 países já aceitaram o convite do americano para fazer parte do grupo, que teve o escopo ampliado para resolver conflitos globais, além da guerra em Gaza.
Antes, Trump já havia dito que Lula, que também foi convidado para o conselho, poderá ter um “grande papel” na entidade.
Os dois presidentes também falaram sobre a Venezuela. De acordo com a nota, Lula ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano. O ditador venezuelano Nicolás Maduro foi capturado pelos EUA no início do mês.
Lula ainda reforçou proposta para fortalecer a cooperação entre os países contra o crime organizado, lavagem de dinheiro e tráfico de armas. “A proposta foi bem recebida pelo presidente norte-americano”, diz um trecho da nota.
Lula e Trump também conversaram sobre os indicadores econômicos dos dois países. Segundo o governo brasileiro, “ambos saudaram o bom relacionamento construído nos últimos meses, que resultou no levantamento de parte significativa das tarifas aplicadas a produtos brasileiros”.
Últimas Notícias
Nada de arroz: saiba o que fazer se o celular cair na água
Surto de vírus letal Nipah deixa Índia em alerta; conheça os riscos do microrganismo
Mortos em confronto com a PM, ligados ao assassinato de supervisor do CRB, tem identidades reveladas pelo IML
Presidente do Novo convida relator da CPMI do INSS para disputar eleições pelo partido
Após estreia frustrante, Brasil se recupera e goleia Bolívia na Copa América de futsal
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

