Alexandre de Moraes cede e Jair Bolsonaro deve ir para prisão domiciliar

Por MSN 26/01/2026 13h01
Por MSN 26/01/2026 13h01
Alexandre de Moraes cede e Jair Bolsonaro deve ir para prisão domiciliar
Bolsonaro - Foto: Reprodução

O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) pode voltar para a prisão domiciliar nos próximos dias. Isso porque, após deflagrarem uma força-tarefa nos bastidores para convencer integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), aliados passaram nos últimos dias a demonstrar otimismo com as chances de o ministro Alexandre de Moraes colocá-lo novamente para cumprir a pena em casa.

De acordo com apurações do jornal ‘O Globo’, o motivo é um ponto da decisão de Alexandre de Moraes que determinou a transferência de Bolsonaro para o 19º Batalhão da Polícia Militar, localizado dentro do complexo da Papuda e conhecido como ‘Papudinha’.

Segundo apurado, Moraes determinou que Jair Bolsonaro seja submetido ‘imediatamente’ a uma junta médica composta por médicos da Polícia Federal para a ‘avaliação do seu quadro clínico’ e suas ‘necessidades para o cumprimento da pena’. Deste modo, o ministro cede aos pedidos e após a conclusão da junta médica, ele tomará a decisão final.

O que será abordado pelos médicos?

Entre as perguntas enviadas por Moraes e que deverão ser respondidos pela PF como parte da avaliação médica a ser feita pela corporação estão se a permanência de Bolsonaro na Papudinha significa ‘risco aumentado, concreto e previsível de agravamento’ das suas doenças e se a prisão domiciliar seria a ‘melhor alternativa’ para ‘preservar a vida, a integridade física e a dignidade humana’.

O ‘O Globo’ ainda apurou que Michelle conversou com Moraes com muita humildade, sem arrogância, nem bravata. “Houve um movimento mais forte, ordenado, coordenado, efetivo, uma força-tarefa mesmo para falar com os ministros“, ainda chegou a publicar.