Encart traz grandes personalidades de AL para oficinas e apresentações culturais; confira a programação
Evento foca na formação inclusiva e artística e no diálogo entre diversas vertentes das artes, contemplando especialmente a comunidade LGBT+
A segunda edição do Encontro de Capacitação Artística (Encart), da companhia alagoana Os Vers'Artes, será marcada pela participação de grandes personalidades locais e por uma programação diversificada com oficinas, palestras, apresentações culturais e exibições de filmes que contemplam e fortalecem a comunidade artística e LGBT+.
O evento vai acontecer entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), localizado no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió.
Pensando na formação inclusiva e artística, e no diálogo entre diversas vertentes que têm relação com a comunidade, o Encart convidou o Babalorixá Pai Célio e o Pastor Wellington, que estarão juntos refletindo sobre temas que envolvem religião, aceitação e a identidade sexual. Palestras sobre a saúde integral da população LGBT+, saúde mental e cultura também vão compor um dos dias do evento, tendo como participação a psicóloga Milka Freitas e o enfermeiro Anderson Durval.
Os quatro dias de capacitação vão incluir a palestra sobre a vida e obra de Suham Torres, mulher transgênero da terceira idade; laboratório de maquiagem para drag, oficina de cinema voltado para corpos da comunidade e ação prática de capoeira para pessoas que desejam utilizar os movimentos como defesa pessoal, com a drag Taix Manna, Alexandrea Constantino e os mestres Mola e Cascavel.
O evento, além de movimentar a cena cultural de Alagoas, também une diferentes segmentos das artes cênicas.
Na manhã do dia 1º de fevereiro, por exemplo, haverá uma oficina sobre a dança vogue, seus elementos e potencialidades para a população LGBT+. Pela tarde, terá a a etapa prática, com uma construção de experimento cênico e logo depois será realizada a apresentação do que foi feito na oficina, com a orientação da star mother Diamond Muzi.
Segundo o artista e um dos organizadores, Saulo Porfírio, o Encart nasce na perspectiva de que todos os temas sejam abordados por pessoas de vivência, incluindo suas falas, sua arte, alegrias e dores. "É por isso que a gente traz essas pessoas para a nossa programação, que elas estejam presentes tendo seus locais de fala no centro do protagonismo, entendendo também que essas mesmas vivências podem ser combustíveis para a capacitação artística na comunidade", afirmou Porfírio.
As inscrições para o o evento seguem abertas e podem ser realizadas por meio do link que está disponível na bio do Instagram: @ciaosversartes. Após clicar no link, o interessado deve preencher o formulário para cadastro. Estão disponíveis 25 vagas gratuitas e 15 pagas.
Confira abaixo a programação completa:
29 de janeiro (quinta-feira)
17h às 18h - Abertura do evento, espaço para promoção institucional e credenciamento
18h10 - Exibição do documentário "Quem somos - Cia Os Vers'Artes"
19h - Palestra "A religião e a identidade sexual", com o pastor Wellington e o Pai Célio
20h30 - Intervalo
20h50 - Apresentação do espetáculo "Geni Não Recomendada", do coletivo Não Recomendado
22h - Encerramento
30 de janeiro (sexta)
17h30 - Exibição do curta-metragem "Que dia é hoje?", da Cia Os Vers'Artes
18h - Palestra "A relação entre educação integral, sexualidade, saúde mental e cultura", com Milka Freitas
20h - Intervalo
20h20 - Oficina "Capoeira como defesa pessoal", com Mestre Mola e Mestra Cascavel
22h - Finalização
31 de janeiro (sábado)
8h - Palestra "Transexual da terceira idade - vida e obra de Suham Torres", com Suham Torres
9h40 - Intervalo
10h - Oficina "Laboratório de maquiagem artística: introdução à arte drag", com a drag Taix Manna
12h - Almoço
14h - Palestra "Leis e direito da pessoa LGBTQIAPN+", com Diogo Palmeira
16h - Oficina "Cinema e escritas de si: o que pode um corpo LGBTQIAPN+?", com Allexandrea Constantino
18h - Intervalo
18h30 - Palestra "Saúde integral da população LGBTQIAPN+", com Anderson Durval
20h - Finalização
1º de fevereiro (domingo)
8h - Oficina de teatro, com Saulo Porfírio
9h30 - Intervalo
10h - Oficina "Corpo-território: dança vogue, elementos e fundamentos", com a star mother Diamond Muzi
12h - Almoço
13h30 - Avaliação sobre o evento
14h - Oficina "Laboratório de maquiagem artística: introdução à arte drag", com a drag Taix Manna
16h - Construção de experimento cênico para a Jam de Vogue, com Tar Mother Diamond Muzi
18h - Intervalo
18h30 - Jam de Vogue
21h - Encerramento
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), com apoio da Prefeitura Municipal de Maceió , por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SEMCE).
Últimas Notícias
Militares do 11º Batalhão apreendem drogas em Piaçabuçu e Penedo
Em combate a crimes ambientais, operação da PM apreende 35 aves silvestres em feira de Maceió
Encart traz grandes personalidades de AL para oficinas e apresentações culturais; confira a programação
Ataque a tiros deixa dois feridos no Jardim Petrópolis, em Maceió
Durante agenda oficial em Maceió, Lula encontra sósia, o Lula de Arapiraca, e momento descontraído viraliza nas redes
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

