Conselho Federal de Enfermagem autoriza prescrição de antibióticos por enfermeiros
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou nesta quinta-feira (22) uma resolução que permite que enfermeiros prescrevam antibióticos para pacientes, ampliando formalmente o rol de medicamentos que podem ser indicados por esses profissionais.
A medida vem na esteira de uma atualização feita no ano passado pela Anvisa no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que passou a incluir o registro profissional de enfermeiros.
O sistema monitora as movimentações de entrada (compras e transferências) e saída (vendas, transformações, transferências e perdas) de medicamentos comercializados em farmácias e drogarias privadas do país.
Com a atualização, a agência reconhecia o registro do enfermeiro nas receitas para fins de monitoramento. A permissão da prescrição, no entanto, dependia de uma resolução do Cofen, que é quem regulamenta a permissão -- o que aconteceu com essa publicão.
O documento atualiza a lista de medicamentos que podem ser prescritos por enfermeiros e inclui os antibióticos:
amoxicilina
azitromicina
eritromicina
Na prática, a regra permite que receitas assinadas por enfermeiros com esses medicamentos sejam aceitas pelas farmácias e os produtos vendidos diretamente aos pacientes, desde que respeitados os critérios e protocolos previstos na norma. Eles podem ser prescritos por enfermeiros tanto para adultos, quanto para crianças.
No ano passado, quando houve a atualização o Conselho Federal de Medicina (CFM) reagiu e se posicionou contra a autorização. A entidade havia entrado na Justiça contra uma resolução que permitia que enfermeiros do DF prescrevessem antibióticos.
Últimas Notícias
Mulher assassinada em Maceió havia gravado vídeo após sofrer violência doméstica: 'Nunca pensei que ia acontecer comigo'
Suspeito de envolvimento em triplo homicídio em Pilar é preso durante operação
VÍDEO: Governador Paulo Dantas anuncia comissão organizadora do concurso da Saúde, que terá 3.500 vagas
Polícia Civil de Alagoas prende suspeito de homicídio qualificado em Anadia
Conselho Federal de Enfermagem autoriza prescrição de antibióticos por enfermeiros
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

