PMAL intercepta entrega de drogas e apreende mais de 62 quilos de entorpecentes

Por Redação, com Agência Alagoas 11/01/2026 11h11
Por Redação, com Agência Alagoas 11/01/2026 11h11
PMAL intercepta entrega de drogas e apreende mais de 62 quilos de entorpecentes
Material apreendido - Foto: Cortesia

Um homem foi preso pela Polícia Militar de Alagoas na tarde desse sábado (10), por tráfico de drogas e por emprego de arma de fogo. Com ele, militares do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam mais de 62 quilos de entorpecentes.

A ação resultou na apreensão de 53.400 kg de maconha; 9.230 kg de cocaína; uma pistola calibre 45 com nove munições; um carregador; duas balanças; dois aparelhos celulares; embalagens plásticas; anotações em folhas; e um automóvel Fiat Toro de cor branca.

A ocorrência se deu em pontos distintos. A interceptação da carga de drogas ocorreu na Avenida Lourival de Melo Mota, no bairro da Cidade Universitária, em Maceió, mas o fato teve desdobramentos nos municípios de Satuba e Boca da Mata.

A guarnição da Força Tática do 13º BPM, a partir de informações levantadas pelo Serviço de Inteligência da unidade, identificou que um indivíduo apontado como responsável pela distribuição de substâncias entorpecentes realizaria a entrega de determinada quantidade no bairro da Cidade Universitária. Ele estaria em deslocamento em um automóvel Fiat Toro, de cor branca.

O suspeito que conduzia o veículo com as características mencionadas foi finalmente interceptado. Inicialmente, nada de ilícito foi encontrado na busca pessoal. Durante a busca veicular, porém, no banco traseiro do automóvel, os militares encontraram um tablete de maconha.

Foi dada voz de prisão ao indivíduo, que resistiu à ação policial, tentando desvencilhar-se e se evadir, sendo necessário o emprego da força necessária à sua contenção e uso de algemas para resguardar a segurança (da própria equipe, do abordado e de terceiro).

Quando questionado sobre seus documentos pessoais, ele informou que estavam em sua residência, em um residencial na cidade de Satuba, Região Metropolitana de Maceió. Ele também confessou possuir uma arma de fogo neste primeiro endereço, e mais material entorpecente em um imóvel no município de Boca da Mata.

Com a devida autorização, a equipe realizou busca domiciliar localizando e apreendendo o armamento. Posteriormente, após o devido repasse das informações e com autorização do Comando do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), as guarnições se deslocaram até o município de Boca da Mata, na Zona da Mata alagoana.

Ao se aproximarem do imóvel apontado, um indivíduo que se encontrava em frente à residência, ao perceber a presença policial, evadiu-se e não foi mais localizado. Em um dos cômodos da residência, foi encontrada grande quantidade de substâncias entorpecentes análogas à maconha e à cocaína, além de diversas balanças de precisão, configurando o crime de tráfico ilícito de entorpecentes.

Todo o material foi conduzido à Central de Flagrantes, em Maceió. Entretanto, na chegada à delegacia, o autor ofereceu a quantia de R$ 50 mil em troca de sua liberdade, caracterizando o crime de corrupção ativa. Após a negativa da equipe, dirigindo-se aos policiais, o homem declarou que “não ficaria assim”, ação que consiste em ameaça.

O suspeito deve responder também por corrupção ativa e ameaça.