Sesau orienta sobre prevenção e tratamento da hanseníase
Em decorrência do início do Janeiro Roxo, mês dedicado nacionalmente à conscientização e combate da hanseníase, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) orienta a população sobre as principais formas de prevenção e tratamento.
A assessora técnica do Programa Estadual de Vigilância e Eliminação da Hanseníase da Sesau, Itanielly Queiroz, explicou que a hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica causada por um bacilo (Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis), que se propaga por meio do contato próximo e prolongado com pessoas infectadas.
“A hanseníase é uma doença antiga que ainda carrega um forte estigma social e se destaca pelo aparecimento de manchas brancas e avermelhadas na pele e comprometimento dos nervos periféricos. A pessoa acometida pela doença também pode sentir sensação de formigamento nas mãos e pés, diminuição ou perda da sensibilidade e nódulos no corpo, alguns deles, dolorosos”, destacou.
A assessora reforçou que a principal forma de prevenção é o diagnóstico precoce e contato controlado com pessoas infectadas.
“Ela é transmitida pelas vias aéreas superiores, no caso das pessoas que convivem com pacientes na forma avançada da doença, chamada de multibacilar, caracterizada por muitas lesões e que não estão em tratamento. Com a medicação, a transmissão é interrompida após 72 horas que o paciente toma a primeira dose supervisionada do tratamento, que dura de seis a doze meses.”, ensinou.
A assessora lembrou, ainda, que o tratamento é completamente assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Os remédios são distribuídos exclusivamente pela Rede Pública de Saúde e não podem ser adquiridos em farmácias. Por isso, é essencial que as pessoas procurem o atendimento médico de forma regular”, ressaltou Itanielly Queiroz.
Últimas Notícias
Suspeito de estupro e assassinato no Bosque das Arapiracas é reconhecido por mais duas vítimas
Maior bloco à beira-mar do mundo, Pinto da Madrugada desfila em 7 de fevereiro
Moda do adesivo de umbigo falso chega ao Brasil e divide opiniões na internet; entenda
Saiba qual o estado de saúde de Roberto Carlos após diagnóstico de Covid-19

