Em pronunciamento de Natal, Lula cita desafios do tarifaço e da segurança, e comemora isenção do IR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu seu pronunciamento de Natal, que foi ao ar na noite desta quarta-feira (24), afirmando que 2025 foi "um ano difícil, com muitos desafios", mas que "todos que torceram ou jogaram contra o Brasil acabaram perdendo".
A fala em rede nacional de rádio e TV durou seis minutos.
Lula disse que o Brasil enfrentou neste ano um problema inédito, que foi o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"Apostamos na diplomacia, protegemos nossas empresas, evitamos demissões. Nossa soberania e nossa democracia saíram vencedoras e o povo brasileiro venceu", disse o presidente.
Lula também reconheceu que "o crime e a violência são dois grandes desafios do nosso país", e elogiou o trabalho da Polícia Federal. A segurança pública deve ser um dos principais temas das eleições do ano que vem.
"Neste ano, a Polícia Federal comandou a maior operação já feita contra o crime organizado. O combate às facções criminosas chegou pela primeira vez ao andar de cima, e nenhum dinheiro ou influência vai impedir a Polícia Federal de ir adiante", afirmou, em referência à Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto.
Ao falar de segurança pública, o presidente aproveitou para pedir o fim da violência contra as mulheres.
"Quero aproveitar este momento, também, para falar que um povo tão gentil e capaz de produzir coisas tão belas não pode aceitar a violência contra a mulher. Nós que somos homens devemos fazer um compromisso de alma", disse.
O presidente também voltou a defender o fim da escala de trabalho 6x1, na qual o trabalhador folga apenas um dia por semana.
"O fim da escala 6x1, sem redução de salário, é uma demanda do povo que cabe a nós, representantes do povo, escutar e transformar em realidade", afirmou.
Mapa da Fome e isenção do IR
Lula listou programas e iniciativas de seu governo. Ele comemorou que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome, de acordo com relatório da ONU, e que foi aprovada a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
"Estar nesse mapa significa que muita gente no país não tem o que comer. O Brasil tinha saído dessa situação em 2014, mas andou para trás [...] Por isso retomamos o Bolsa Família, apoiamos a agricultura familiar, valorizamos o salário mínimo, investimos muito na geração de empregos e na alimentação nas escolas", disse.
"A partir de janeiro, com o fim do IR, milhões de famílias terão um dinheiro extra todos os meses. Isso vai aliviar as contas, aquecer ainda mais a economia e beneficiar o país inteiro", declarou.
Últimas Notícias
Dupla criminosa em moto tenta assassinar homem a tiros em Maceió
Homem de 53 anos é socorrido após queda de moto em Arapiraca
Em carta, Bolsonaro confirma pré-candidatura de Flávio à Presidência da República em 2026; leia
Mulher é ameaçada e agredida após impedir crime contra esposa do primo em Craíbas: 'Vou meter na sua goela'

