Irmãos artistas plásticos realizam primeira exposição na cidade histórica de Piranhas

Peças em madeira e cerâmica retratam o potencial de artistas locais que abrem espaço para divulgação da arte produzida a quatro mãos

Por Carlos Alberto Jr/Assessoria 22/12/2025 10h10 - Atualizado em 22/12/2025 10h10
Por Carlos Alberto Jr/Assessoria 22/12/2025 10h10 Atualizado em 22/12/2025 10h10
Irmãos artistas plásticos realizam primeira exposição na cidade histórica de Piranhas
Eugência Alencar - Foto: Assessoria

Conhecida por suas paisagens naturais e casarios coloniais, a cidade de Piranhas começa a abrir espaço para divulgação da arte produzida por moradores locais. A primeira exposição acontece entre hoje e próximo domingo (28) e vai destacar os trabalhos produzidos pelos irmãos Eugênia e Manoel Alencar.

Ambos produzem em conjunto peças em madeira e cerâmica criando esculturas que revelam mais do que palavras. Dois irmãos que, através da arte, criam um universo jamais visto e pensado em ser explorado. Eugênia e Manoel são alagoanos e fixaram há alguns anos residência no município do Alto Sertão alagoano. Entre os motivos, a tranquilidade para trazerem inspirações para a produção das peças.

Eugênia Alencar, por exemplo, optou por trocar os fios de tecidos da moda, enquanto o cozinheiro Manoel, a arte da culinária pela explosão de cores que emanam pelas cores que resultam nas peças em cerâmica e madeira.

As peças retratam momentos, figuras humanas e também abstratas, sempre recheadas com cores que se comunicam e resultam do processo de criação, de inspiração de ambos.

A artista ressalta que nunca pensou em expor suas criações. “Sem pretensão, começamos a produzir para nós mesmos, depois para alguns amigos e agora estamos dando esse importante passo, também como forma de incentivo para que outros artistas locais divulguem mais suas produções”, ressaltou Eugênia.

As artistas produzem as peças em suas residências e aceitaram a proposta de exposição das peças feita pela empreendedora Fabiana Souza, agora também incentivadora da arte local através do projeto Arte na Bodega. Ela tem um espaço de convivência instalado no Centro Histórico de Piranhas.

O olhar atento da empresária, desde que teve acesso às primeiras peças produzidas, a fez pensar em abrir espaço em seu empreendimento para expor as criações dos irmãos. “Acredito que a arte produzida aqui e tem espaço em qualquer lugar. As peças da Eugênia e do Manoel não deixam a desejar em nada quando comparadas a outras tantas produzidas dentro e fora do nosso Estado. Será a primeira de muitas, também fora da nossa Piranhas”, ponderou Fabiana Souza.

SERVIÇO:

Exposição de Arte Contemporânea

Local:
Nossa Bodega - Centro Histórico de Piranhas
Período:
22 a 28/12
Contato:
(82) 98864-3027