Flamengo é superado pelo PSG nos pênaltis e fica com o vice da Copa Intercontinental 2025

Por Redação com agências 17/12/2025 16h04
Por Redação com agências 17/12/2025 16h04
Flamengo é superado pelo PSG nos pênaltis e fica com o vice da Copa Intercontinental 2025
Flamengo perde nos pênaltis - Foto: Reprodução


O Flamengo ficou com o vice-campeonato da Copa Intercontinental 2025 após ser derrotado pelo Paris Saint-Germain na disputa por pênaltis, por 2 a 1. A final foi disputada na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, e terminou empatada em 1 a 1 no tempo regulamentar.

Desde os primeiros minutos, o PSG impôs seu ritmo de jogo, com forte marcação e controle da posse de bola. Logo aos oito minutos, a equipe francesa chegou a marcar após um erro no recuo de Arrascaeta, mas o lance foi anulado pelo VAR, que identificou saída de bola antes da conclusão da jogada. Mesmo com o gol invalidado, o time comandado por Luis Enrique seguiu dominante, com Vitinha organizando o meio-campo e explorando as jogadas pelas laterais.

Com dificuldades para manter a posse e articular jogadas, o Flamengo apostou em lançamentos longos buscando Bruno Henrique e Arrascaeta. A melhor oportunidade rubro-negra no primeiro tempo veio aos 16 minutos, quando Pulgar arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Safonov a trabalhar. A pressão francesa seguiu até que, aos 37 minutos, o PSG abriu o placar: Doué avançou pela direita e cruzou para Kvaratskhelia, que finalizou de carrinho para vencer Rossi.

Na etapa final, o panorama inicial se manteve, com o PSG rondando a área adversária. A reação do Flamengo começou aos 55 minutos, após a entrada de Pedro no lugar de Carrascal. A substituição deu mais presença ofensiva ao time brasileiro, que passou a pressionar mais o adversário.

Já no segundo tempo da prorrogação, o PSG teve a melhor chance de decidir a partida em finalização de Nuno Mendes de fora da área, defendida por Rossi com um mergulho preciso. Sem novo gol, o título foi decidido nas penalidades máximas.

Nas cobranças, De La Cruz foi o único a converter para o Flamengo, enquanto Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo desperdiçaram suas tentativas. Pelo lado do PSG, Vitinha e Nuno Mendes marcaram, garantindo a vitória francesa, apesar dos erros de Dembélé e Barcola.