Comprovante de residência será obrigatório para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Por Assessoria 11/12/2025 15h03
Por Assessoria 11/12/2025 15h03
Comprovante de residência será obrigatório para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
CNH - Foto: Reprodução

Para ampliar a segurança e padronizar o modelo da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o país, o Governo Federal passou a exigir um comprovante de residência atualizado para quem solicitar o documento. A nova etapa entra em vigor em Alagoas no próximo dia 15 de dezembro, e vale também para os atendimentos realizados nas Casas de Direitos, unidades coordenadas pela Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev).

De acordo com a assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima, a medida ajuda a tornar o atendimento mais rápido e evita pendências que, muitas vezes, impedem a conclusão do processo.

“O objetivo é garantir mais segurança e precisão na identificação dos cidadãos. O comprovante de residência será anexado junto aos demais documentos pessoais do requerente, evitando pendências e garantindo maior agilidade no atendimento”, explica.

A coordenadora reforça que a emissão da carteira de identidade realizada na Casa de Direitos permanece gratuita, mas orienta que os usuários estejam atentos às novas regras e confiram com antecedência a validade dos comprovantes para não comprometer o atendimento.

“O serviço continua o mesmo. O usuário deve comparecer à Casa de Direitos munido da Certidão de Nascimento ou Casamento, do CPF, e, agora, do Comprovante de Residência. Lembrando que o processo que não atender aos pré-requisitos será cancelado”, completa Amanda Lima.

Caso a pessoa tenha interesse, também é possível incluir outros dados, como o número da CNH, NIS, PIS/PASEP e Título de Eleitor, bastando apresentar o documento original. Para pessoas em situação de rua, será cadastrado o endereço do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), que funciona como ponto de apoio para pessoas que utilizam espaços públicos como lugar de moradia.