Festival de Cinema de Arapiraca inaugura edição marcada por resistência e potência do audiovisual local

Por Assessoria 03/12/2025 15h03 - Atualizado em 03/12/2025 15h03
Por Assessoria 03/12/2025 15h03 Atualizado em 03/12/2025 15h03
Festival de Cinema de Arapiraca inaugura edição marcada por resistência e potência do audiovisual local
Festival de Cinema de Arapiraca - Foto: Assessoria/ Lohuama Alves



Em Arapiraca, o cinema resiste como quem acende uma luz no escuro. Insiste, pulsa e se reinventa. Fazer audiovisual no interior é romper silêncios, desafiar fronteiras e afirmar que cada território tem suas próprias narrativas para contar.

Na noite desta terça-feira (2), essa chama ganhou ainda mais brilho com a abertura do Festival de Cinema de Arapiraca, celebrada no Teatro Hermeto Pascoal, em um encontro que uniu artistas, realizadores e todo um público que acredita no poder transformador da arte.

O festival deste ano traz como tema “Território e Resistência”, reforçando o papel político, cultural e afetivo de produzir cinema longe dos grandes centros. A proposta ecoa a importância de reconhecer e fortalecer as narrativas que nascem no interior, ampliando a diversidade do audiovisual brasileiro.

Durante a cerimônia, Wagno Godez, um dos organizadores, destacou o significado simbólico do festival para Arapiraca e para o estado.
“Fazer cinema em Arapiraca parece delírio. Precisamos criar projeto de território, projeto de posição política, projeto de resistência. Com muita luta, Arapiraca está no mapa do audiovisual brasileiro. Não basta produzir; é preciso criar vínculos e é por isso que estamos com oficinas, masterclass, mostras e outras atividades gratuitas para todos”, afirmou Wagno.

A noite também prestou homenagem ao realizador audiovisual Hermano Figueiredo, celebrando sua trajetória e contribuição para a cena cultural de Alagoas. Seu trabalho, marcado pela sensibilidade e pela persistência, representa a força de quem constrói audiovisual com raízes profundas no território.

Além disso, a solenidade contou com o lançamento de Movimento Perpétuo, primeiro longa genuinamente arapiraquense, dirigido por Leandro Alves. “Estamos vivendo um momento muito importante hoje. Lançar o Movimento Perpétuo aqui é muito especial, pois foi um filme feito em Arapiraca e por arapiraquenses”, disse Leandro.

Com a presença de dezenas de entusiastas, produtores e profissionais da cultura, a abertura marcou o início de uma programação que valoriza encontros, formação, trocas e exibições que fortalecem a rede criativa da região.

Mais do que um festival, o evento reafirma que o cinema produzido no interior é movimento, é resistência, é território vivo e Arapiraca segue escrevendo seu capítulo no mapa do audiovisual brasileiro.


Programação do festival

As mostras se dividem em Mostra Competitiva, com duas categorias: Panorama Brasil, com 12 filmes; e Margens Interiores, com 9 filmes, sendo divididos entre os dias 03 a 05 de dezembro, no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc Arapiraca, das 19h às 22h. Já a ⁠Mostra de Cinema Infantil, com 12 filmes, não é competitiva, será exibida em 2 dias, no Cinesystem do Partage Arapiraca Shopping.

A entrada é gratuita e reforça o estímulo ao consumo das produções arapiraquenses e convida ao universo de possibilidades que o cinema traz com histórias e narrativas envolventes. O IV Festival de Cinema de Arapiraca é uma realização da Arte Camaleão Filmes, Filmes de Bananola, NAVI, Sesc Arapiraca e Comitê de Cultura em Alagoas, por meio do coletivo Popfuzz e da AAMA – Associação de Artistas de Massaranduba.

O evento conta ainda com apoio da Curtindo um Barato Juntos, Clube 42, Uneal e CESMAC – Faculdade do Agreste e Secretaria de Cultura de Arapiraca.

Programação musical

Festa na varanda NAVI, no Pub Treze e na sede do NAVI, com Caio Peças e Winni, na sexta-feira (05), e no sábado (06) com Paulo Franco, vocalista da banda Gato Negro, Brega Vadio, Casa da Mata e Cidade Dormitório de Sergipe encerram a programação musical da IV edição do Festival de Cinema de Arapiraca.

Para mais informações, acessar o site: festivaldecinemadearapiraca.com