Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Estudantes da rede estadual de ensino participaram nos últimos dias 27 e 28 da Hackademy Girls, maratona de inovação voltada para mulheres promovida pelo Centro de Inovação Edge, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O evento ocorreu no Campus A.C Simões, em Maceió, e contou com a presença de alunas das escolas estaduais Rosalvo Lobo e Romeu de Avelar – ambas da capital – além de estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da própria Ufal.
Durante a maratona, que contou com a participação de nove equipes, as estudantes tiveram palestras, sessões de mentoria e apresentaram propostas e tecnologias de desenvolvimento sustentável e inclusivo que contemplem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Aprimorando ideias
Vencedora da etapa Nordeste da Olimpíada Nacional de Robótica, a equipe da Escola Estadual Romeu de Avelar destacou a importância desta experiência.
“Foi incrível, pois foi uma competição muito ligada à tecnologia e à inovação, discutindo questões que estiveram em debate na COP 30 e nos levando a aprender além do que estudamos em sala de aula. Além disso, a maratona nos mostrou a importância do protagonismo feminino e como nós, alunas de escola pública, podemos mudar o mundo ao nosso redor”, avaliou a estudante Ana Júlia dos Santos.
Já a equipe da Escola Estadual Rosalvo Lobo apresentou proposta relativa ao projeto “Sclean Sururu”, que consiste em filtro sustentável para o tratamento de água residual do sururu e que, este ano, foi premiado na Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Ufal e no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino de Alagoas.
“Foi uma experiência nova pra gente, tivemos a chance de discutir nossas ideias e colocá-las em prática. Além disso, abriu nossas mentes por nos mostrar o potencial das mulheres na área de pesquisa”, revelou Kelly Alencar, uma das integrantes da equipe.
Coordenadora pedagógica da Escola Estadual Rosalvo Lobo e orientadora do projeto Sclean Sururu, Tatiane Omena, disse que a Hackademy Girls foi um momento enriquecedor para a equipe.
“Foi uma experiência valiosa, onde aprendemos muito e aprimoramos o nosso trabalho. As meninas tiveram a chance de trabalhar estratégias e agregar valor a ideias e projetos que já desenvolvem”, falou Tatiane.
Últimas Notícias
Vídeo: Homem é morto por leoa após entrar em jaula em zoológico de João Pessoa
Incêndio atinge área de vegetação no bairro Planalto, em Arapiraca
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Modelo Mariana Weickert anuncia diagnóstico de câncer de pele e faz alerta: 'Poderia ter sido evitado'

