Instrutores da PM Alagoas ministram Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força

Por Assessoria 20/11/2025 16h04
Por Assessoria 20/11/2025 16h04
Instrutores da PM Alagoas ministram Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força
Instrutores da PM-AL ministram Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força - Foto: Assessoria

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) segue consolidando seu papel como referência nacional no campo técnico. Representantes da corporação alagoana participam como docentes do Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil (Senasp/MJSP).

A capacitação, que teve início na segunda-feira, 17, segue até esta sexta, 21, na cidade de Fortaleza, em parceria com a Polícia Militar do Ceará. Cerca de 80 discentes serão habilitados para atuar com maior técnica, segurança e assertividade nas diversas ocorrências policiais.

O curso contempla disciplinas voltadas aos conceitos, legislação e modelo nacional do Uso Diferenciado da Força, além de módulos práticos de postura e verbalização, imobilização policial, emprego de espargidores lacrimogêneos, armas de incapacitação neuromuscular e a disciplina final de Processo de Tomada de Decisão.

Os instrutores da PM-AL enviados são o tenente-coronel Diego Sarmento, o major Bruno Acioly Coutinho e o 3º sargento Rubens Thyago Monteiro. Os três assumem destaque nas instruções teóricas e nas oficinas práticas, conduzindo atividades que aproximam o profissional de segurança pública de cenários realísticos envolvendo o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo.

“É uma honra representar a Polícia Militar de Alagoas no Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força. Certamente, o intercâmbio de conhecimentos e a integração com outras instituições fortalecem nossa atuação na Segurança Pública e elevam o nível técnico dos policiais em todo o país”, destacou o tenente-coronel Diego Sarmento.