Operação contra desbloqueio de celulares roubados tem alvo em Arapiraca

17/11/2025 10h10
17/11/2025 10h10
Operação contra desbloqueio de celulares roubados tem alvo em Arapiraca
Operação policial - Foto: Reprodução

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta segunda-feira (17), um mandado de busca e apreensão em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, contra um suspeito de participar de uma rede nacional de desbloqueio de celulares roubados e furtados.

A ação integra a nova fase da Operação Rastreio, coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que cumpre 132 mandados em 11 estados.

Segundo o delegado Matheus Enrique, o investigado de Arapiraca já teria atuado diretamente no desbloqueio de aparelhos dentro do esquema identificado pelo Rio de Janeiro.

De acordo com ele, há indícios de que ele auxiliava na reativação de celulares roubados, permitindo que os dispositivos fossem recolocados no mercado com aparência de legalidade.

“Essa rede abastecia o mercado ilegal de celulares. Sem comprador e sem receptador, não há quem roube. É um golpe importante no crime de receptação e também no roubo e furto”, afirmou o delegado Matheus Enrique.


Operação Rastreio

Esta etapa da Operação Rastreio mira principalmente pessoas envolvidas em cursos on-line que ensinavam técnicas de desbloqueio, apontados pela investigação como o elo que permitia transformar aparelhos furtados em itens aparentemente regulares.

Parte dos suspeitos também é investigada por tentar acessar dados bancários das vítimas para fazer empréstimos e transações fraudulentas.

As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil do Rio de Janeiro, enquanto os desdobramentos referentes ao alvo de Arapiraca serão acompanhados pelas equipes de Alagoas.