Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
O estado de Alagoas foi destaque nacional ao ser premiado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome. O meu resultado final da premiação foi divulgado na última quinta-feira (6), em reconhecimento aos avanços e às boas práticas de estados e municípios na promoção da segurança alimentar e nutricional e na redução da fome no país.
Alagoas foi o estado que mais reduziu a insegurança alimentar grave no Brasil entre 2022 e 2024, segundo dados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), do IBGE. Com isso, conquistou o 1º lugar na Região Nordeste na categoria “Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional nos Estados e no Distrito Federal”.
Além de Alagoas, também foram premiados os estados de Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, um por cada região do país.

ADe acordo com o MDS, o prêmio reconhece e estimula a inovação em políticas públicas voltadas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), reforçando o compromisso com a inclusão social, a dignidade e a superação da fome, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade.
Em Alagoas, o resultado é fruto de um conjunto de políticas públicas estruturadas para garantir comida no prato das famílias mais vulneráveis. Entre as principais iniciativas estão os Restaurantes Populares, que oferecem refeições balanceadas e nutritivas a preços simbólicos em diversas regiões do estado; o Programa Alagoas Sem Fome, que coordena ações intersetoriais de combate à insegurança alimentar; o Leite do Coração, que distribui leite a gestantes, nutrizes e crianças; e o Cartão Cria, que assegura transferência de renda para famílias com crianças de até seis anos.

“Esse reconhecimento é o néresultado de um trabalho integrado entre o Governo de Alagoas, os municípios e a sociedade civil, que têm atuado de forma coordenada para garantir comida no prato e dignidade para as famílias alagoanas”, destacou Kátia Born, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social.
O Prêmio Brasil Sem Fome integra o Plano Brasil Sem Fome, política do Governo Federal voltada à erradicação da fome e à redução das desigualdades. Ao todo, 40 premiações foram concedidas a estados, municípios e ao Distrito Federal em três categorias principais: Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional; Bom Funcionamento das Instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional

Últimas Notícias
Suspeito de atropelar dois primos em Marechal Deodoro é identificado após passar por câmeras em Maceió
Mulher fica presa às ferragens após colisão entre dois carros na Pajuçara
Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
Queimadas constantes no bairro Planalto voltam a preocupar moradores em Arapiraca
Calor intenso marca o domingo em Alagoas, aponta boletim da Semarh
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

