Boletim de balneabilidade em Alagoas: maioria das praias esta própria para banho
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) divulgou nesta sexta-feira (07) o mais recente boletim de balneabilidade, indicando que a maioria das praias do litoral alagoano está própria para banho.
A análise foi feita com base em amostras coletadas pelos técnicos do órgão entre os dias 04 e 05 deste mês, abrangendo 68 trechos do litoral, desde Ponta do Peba (litoral sul) até Maragogi (litoral norte).
Situação Geral por Região
Dos 68 pontos avaliados, 55 áreas foram liberadas para os banhistas, enquanto 13 devem ser evitadas por estarem impróprias.
* Litoral Sul Lidera a Limpeza: A região apresenta as águas mais limpas, com um índice de balneabilidade de 91,3% de áreas liberadas. Dos 23 pontos avaliados, apenas dois foram considerados inadequados: 300 metros da Foz do Rio Niquim (Barra de São Miguel) e na Prainha do Rio São Francisco/Av. Beira Rio (Piaçabuçu).
* Maceió com o Maior Número de Praias Impróprias: A capital concentra a maior parte dos trechos contaminados. Em Maceió, dos 20 pontos analisados, oito estão impróprios (cerca de 40% dos locais monitorados). O IMA reitera a necessidade de evitar as praias da Avenida e do Sobral em qualquer época, devido à floração de algas e à descarga de esgoto urbano.
* Litoral Norte: O boletim aponta três pontos impróprios para banho, todos localizados na cidade de Maragogi.
Critérios de Balneabilidade (CONAMA)
Segundo a regulamentação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), uma praia é considerada própria quando, em pelo menos 80% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, o nível de Escherichia coli não ultrapassa 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mL de água. Se este índice for superior a 2.000 NMP/100 mL, o local é classificado como impróprio.
Lagunas de Alagoas
A fiscalização do IMA também inclui as lagunas de Alagoas. Amostras foram coletadas em nove pontos, de Maceió a Coqueiro Seco. O resultado mostra que três trechos das lagunas estão impróprios e também devem ser evitados.
Últimas Notícias
Jovem é flagrado com maconha durante patrulhamento da Cavalaria em Arapiraca
Com banda Vibrações, Prefeitura de Arapiraca celebra Festival da Consciência Negra
Após oito dias de angústia, irmãs reencontram no HGE irmão desaparecido
Alagoas garante R$ 30 milhões para o audiovisual com aprovação em edital nacional do MinC
Boletim de balneabilidade em Alagoas: maioria das praias esta própria para banho
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

