Samu de Arapiraca celebra 19 anos com mais de 373 mil vidas atendidas no interior de Alagoas

A Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Arapiraca celebrou, nesta quinta-feira (25), 19 anos de atuação salvando vidas. Desde a inauguração, em 2006, a unidade já salvou 373.894 vidas nos diversos atendimentos de urgência e emergência pré-hospitalar móvel, consolidando-se como um serviço essencial da rede de saúde pública na 2ª Macrorregião de Saúde de Alagoas.
Localizada no coração do Agreste, a Central de Arapiraca administra 19 Bases Descentralizadas espalhadas estrategicamente a cada 30 quilômetros nos municípios de Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D’Água do Casado, Batalha e Traipu. Essa logística permite cobertura eficaz de todo o território do Agreste e Oeste alagoano, garantindo resposta rápida em situações de urgência e emergência.
Na Base Central, situada na Rua Governador Silvestre Péricles, em Arapiraca, operam três equipes de Unidade de Suporte Básico (USB), três equipes de Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel) e uma equipe de motolância. Os profissionais — médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, técnicos administrativos e Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM) — atuam 24 horas por dia, 7 dias por semana, que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos abrangem desde dores no peito, crises convulsivas, intoxicações e envenenamentos até queimaduras, partos de emergência, traumas por acidentes de trânsito (automóveis e motocicletas), quedas, sangramentos graves, crises hipertensivas e perda de consciência.
“Hoje celebramos 19 anos de cuidados e compromissos com a vida, em salvar vidas! Os profissionais do Samu são os que chegam mais rápido à cena do acidente ou numa emergência clínica, e a cada atendimento reforça nossa missão de salvar vidas. Estamos todos de parabéns, especialmente os profissionais da assistência que não medem esforços para realizar um trabalho eficiente e eficaz, salvando vidas todos os dias. Que venham mais anos de dedicação de todos os profissionais com o objetivo principal que é o de salvar vidas”, afirmou o Coordenador Geral do Samu, Luiz Henrique de Castro Santos.
Elisabete da Silva Medeiros Pinheiro, uma das fundadoras do Samu de Arapiraca e atual Coordenadora de Recursos Humanos, lembra com orgulho o início da jornada. “É bastante gratificante ter contribuído com todo o processo de desenvolvimento do Samu de Arapiraca. É muito bom saber que fiz e que faço parte de todo o processo de desenvolvimento da instituição. Saber que o serviço está funcionando e salvando vidas é muito gratificante”, disse a administradora, mestre em Ciências Administrativas e especialista em Administração Hospitalar.
O Coordenador Médico, Vinicius Couto de Albuquerque Melo, destacou a resiliência da equipe ao longo das quase duas décadas. “Vejo nesses 19 anos uma trajetória de dedicação e superação. É gratificante integrar uma equipe que trabalha incansavelmente para salvar vidas. Que sigamos avançando, levando saúde e esperança à nossa população.”
Já a Coordenadora de Enfermagem, Leilane Sandrine Neves, ressaltou o equilíbrio entre técnica e humanidade. “Ser enfermeiro do Samu de Arapiraca é viver 19 anos de histórias marcadas por dedicação e empatia. Cada ocorrência exige rapidez, mas também sensibilidade no cuidado. É um orgulho atuar ao lado de profissionais tão comprometidos. Que venham mais anos e possamos salvar mais vidas, levando alívio à população.”
Já o Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, elogiou o trabalho desenvolvido. “Os profissionais do Samu de Arapiraca têm realizado um trabalho extraordinário em salvar vidas da região, principalmente dos municípios que a Central administra. Nesses 19 anos de existência, a Secretaria de Estado da Saúde só tem a agradecer o compromisso dos profissionais em realizar um serviço ético e humanizado a toda a região.”
Estatística Arapiraca
Com crescimento contínuo, de apenas 976 atendimentos em 2006 para 15.923 até agosto de 2025, o Samu de Arapiraca segue como referência estadual em atendimento pré-hospitalar móvel, provando que, mesmo diante de desafios, a união, o treinamento e o compromisso com a vida transformam realidades.
Samu Maceió
Em Alagoas, além da Central do Samu de Arapiraca, há também Central do Samu de Maceió, Macro I, que administra 16 Bases Descentralizadas que abrange a região leste e litoral norte, que estão nos municípios de: A Central de Maceió é responsável por administrar 16 Bases Descentralizadas, localizadas na I Macrorregião de Alagoas que são: União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia Leopoldina, São Miguel dos Milagres e Atalaia.
Na sede da Central do Samu de Maceió ficam nove equipes de Unidade de Suporte Básico (USBs) e cinco equipes de Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI MÓVEL), além de três equipes de motolância.
Na 1ª Macro região, Central Maceió, os alagoanos dispõem, também, de uma Base Descentralizada a cada 30 km.
Samu Alagoas
O Samu de Alagoas, além das 35 Bases Descentralizadas, dispõe também de um avião (de pequeno porte) e de três helicópteros para atendimento de urgência e emergência.
Últimas Notícias

'Volta de Jesus' na terça-feira não acontece e frustra fiéis que venderam bens e largaram empregos

Responsável por duas chacinas que deixaram 10 ciganos mortos na Bahia é preso em Feliz Deserto

Turma de fisioterapia da UNINASSAU Arapiraca realiza campanha solidária; veja como ajudar

Samu de Arapiraca celebra 19 anos com mais de 373 mil vidas atendidas no interior de Alagoas

Lanchonete especializada em 'passaportes' é interditada em Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Inauguração do Supermercado São Luiz no bairro Massaranduba

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

62 anos de Emancipação Política de Coité do Nóia
